Teve início dia 09 de maio, o 6º Festival de Cinema, Vídeo e DCine de Curitiba, que se estende até terça-feira, 14 de maio. Durante estes seis dias, cerca de 190 filmes estão sendo exibidos (quase o dobro do ano passado). Destes, a maior parte são curtas-metragens que fazem parte de mostras competitivas nos formatos filme em película, vídeo e DCine (cinema digital). Há, ainda uma mostra chamada Festival dos Festivais, em que só concorrem curtas que já foram premiados em outros festivais de cinema.
Mais uma vez foi escolhido o Canal da Música para sediar o evento. Localizado no bairro Mercês, o local é amplo e dispõe de diversos auditórios para acomodar as atrações, tais como mostras de filmes, palestras, mesas redondas, entrevistas coletivas e exposições. A Cinemateca de Curitiba também integrará o festival, dando espaço para exibir a Mostra Latina, com 53 longas e curtas produzidos em países de língua latina, como Brasil, Cuba, Uruguai, Itália e Portugal. No local, haverá também palestras de diretores latinos, direcionadas para universitários. Na Cinemateca, as sessões são gratuitas, enquanto no Canal da Música, elas têm taxa de R$ 1, valor que será revertido para instituições assistenciais.
Mostra Oficial
Apesar das mostras de curtas metragens trazerem muitos trabalhos de boa qualidade, o maior chamariz para o público são os longa-metragens da mostra oficial, que acontece durante os seis dias do festival, às 21h, sendo sempre a última exibição de cada dia do evento - com exceção do último dia.
Um dos filmes mais esperados é "Lavoura Arcaica", marcado para a segunda-feira, 13 de maio. Com seis meses de atraso em relação ao seu lançamento original, este longa do diretor Luiz Fernando Carvalho traz à tela uma tragédia familiar, marcada pelo conturbado retorno de um filho pródigo ao lar. Muito da admiração que o público tem por "Lavoura Arcaica" resite no fato de ser um filme de arte e também por ser perfeito quanto aos aspectos técnicos, tais como fotografia, iluminação e som. O documentário "Viva São João", de Andrucha Waddington encerra a Mostra Oficial, sendo exibido excepcionalmente às 19h, antes da cerimônia de encerramento.
Leia mais:
The Town anuncia Katy Perry como uma de suas principais atrações em 2025
Alisson Lima se apresenta nesta terça na Concha Acústica de Londrina
Rita Ora chora ao prestar homenagem a Liam Payne em premiação da MTV
Desafios para Londrina crescer no ranking da exportação
Novidades
Como é de praxe, todo ano o festival tem um tema. O deste ano é "Cinema: uma indústria atrás de sua crítica e do seu espaço na mídia". O objetivo é analisar a importância da crítica cinematográfica para o cinema brasileiro. Para isso, será realizado o Encontro de Críticos de Cinema, composto por quatro reuniões, das quais participarão cerca de 20 críticos (entre eles, Ismael Xavier e Décio Pignatari) para discutir o tema. O Encontro é, antes de tudo, uma forma que o FCVDC encontrou de prestar uma homenagem a Paulo Emílio Salles, um dos maiores críticos de cinema que o Brasil já teve.
Entre os novos projetos que o Festival põe em prática neste ano estão a Mostra Competitiva Universitária/Região Sul, destinada unicamente às produções universitárias do Paraná e Rio Grande do Sul. Outra grande novidade é o lançamento do projeto "Filmes que a gente não vê, mas deveria". O objetivo é homenagear, a cada edição, três diretores consagrados do cinema brasileiro, exibindo dois filmes de cada um, em matinês que acontecem às 14h. Neste ano os homenageados serão: Glauber Rocha (com "Deus e o Diabo na Terra do Sol"), Ruy Guerra ("Os Cafajestes" e "Os Fuzis") e Nelson Pereira dos Santos ("Memórias do Cárcere" e "Vidas Secas")
Serviço:
6º Festival de Cinema, Vídeo e Dcine de Curitiba
Local: Canal da Música
Endereço: R. Júlio Perneta, 695, Mercês
informações: (41) 568-2074 e 568-2075
Entrada: R$ 1
Local: Cinemateca de Curitiba
Rua Carlos Cavalcanti, 1174, Centro
tel.: (41) 322-1525 ramal: 2252
Entrada: franca
Mostra oficial (no Canal da Música):
Dia 09 de maio, quinta-feira, às 21h: "Um amor de Borges"
Dia 10 de maio, sexta-feira, às 21h: "Sonhos Tropicais"
Dia 11 de maio, sábado, às 21h: "O Invasor"
Dia 12 de maio, domingo, às 21h: "Bellini e a Esfinge"
Dia 13 de maio, segunda-feira, às 21h: "Lavoura Arcaica"
Dia 14 de maio, terça-feira, às 19h: "Viva São João"
Leia a reportagem do Bonde sobre as mostras competitivas de curtas do Festival
Confira a programação da mostra competitiva do Festival