Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Respirando cinema

Rodrigo Juste Duarte
03 mai 2002 às 17:21

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Teve início dia 09 de maio, o 6º Festival de Cinema, Vídeo e DCine de Curitiba, que se estende até terça-feira, 14 de maio. Durante estes seis dias, cerca de 190 filmes estão sendo exibidos (quase o dobro do ano passado). Destes, a maior parte são curtas-metragens que fazem parte de mostras competitivas nos formatos filme em película, vídeo e DCine (cinema digital). Há, ainda uma mostra chamada Festival dos Festivais, em que só concorrem curtas que já foram premiados em outros festivais de cinema.
Mais uma vez foi escolhido o Canal da Música para sediar o evento. Localizado no bairro Mercês, o local é amplo e dispõe de diversos auditórios para acomodar as atrações, tais como mostras de filmes, palestras, mesas redondas, entrevistas coletivas e exposições. A Cinemateca de Curitiba também integrará o festival, dando espaço para exibir a Mostra Latina, com 53 longas e curtas produzidos em países de língua latina, como Brasil, Cuba, Uruguai, Itália e Portugal. No local, haverá também palestras de diretores latinos, direcionadas para universitários. Na Cinemateca, as sessões são gratuitas, enquanto no Canal da Música, elas têm taxa de R$ 1, valor que será revertido para instituições assistenciais.

Mostra Oficial
Apesar das mostras de curtas metragens trazerem muitos trabalhos de boa qualidade, o maior chamariz para o público são os longa-metragens da mostra oficial, que acontece durante os seis dias do festival, às 21h, sendo sempre a última exibição de cada dia do evento - com exceção do último dia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Um dos filmes mais esperados é "Lavoura Arcaica", marcado para a segunda-feira, 13 de maio. Com seis meses de atraso em relação ao seu lançamento original, este longa do diretor Luiz Fernando Carvalho traz à tela uma tragédia familiar, marcada pelo conturbado retorno de um filho pródigo ao lar. Muito da admiração que o público tem por "Lavoura Arcaica" resite no fato de ser um filme de arte e também por ser perfeito quanto aos aspectos técnicos, tais como fotografia, iluminação e som. O documentário "Viva São João", de Andrucha Waddington encerra a Mostra Oficial, sendo exibido excepcionalmente às 19h, antes da cerimônia de encerramento.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em 2025

The Town anuncia Katy Perry como uma de suas principais atrações em 2025

Imagem de destaque
Feira Gastronômica

Alisson Lima se apresenta nesta terça na Concha Acústica de Londrina

Imagem de destaque
EMA

Rita Ora chora ao prestar homenagem a Liam Payne em premiação da MTV

Imagem de destaque
Comércio exterior

Desafios para Londrina crescer no ranking da exportação


Novidades
Como é de praxe, todo ano o festival tem um tema. O deste ano é "Cinema: uma indústria atrás de sua crítica e do seu espaço na mídia". O objetivo é analisar a importância da crítica cinematográfica para o cinema brasileiro. Para isso, será realizado o Encontro de Críticos de Cinema, composto por quatro reuniões, das quais participarão cerca de 20 críticos (entre eles, Ismael Xavier e Décio Pignatari) para discutir o tema. O Encontro é, antes de tudo, uma forma que o FCVDC encontrou de prestar uma homenagem a Paulo Emílio Salles, um dos maiores críticos de cinema que o Brasil já teve.

Publicidade


Entre os novos projetos que o Festival põe em prática neste ano estão a Mostra Competitiva Universitária/Região Sul, destinada unicamente às produções universitárias do Paraná e Rio Grande do Sul. Outra grande novidade é o lançamento do projeto "Filmes que a gente não vê, mas deveria". O objetivo é homenagear, a cada edição, três diretores consagrados do cinema brasileiro, exibindo dois filmes de cada um, em matinês que acontecem às 14h. Neste ano os homenageados serão: Glauber Rocha (com "Deus e o Diabo na Terra do Sol"), Ruy Guerra ("Os Cafajestes" e "Os Fuzis") e Nelson Pereira dos Santos ("Memórias do Cárcere" e "Vidas Secas")


Serviço:
6º Festival de Cinema, Vídeo e Dcine de Curitiba

Local: Canal da Música
Endereço: R. Júlio Perneta, 695, Mercês
informações: (41) 568-2074 e 568-2075
Entrada: R$ 1

Publicidade


Local: Cinemateca de Curitiba
Rua Carlos Cavalcanti, 1174, Centro
tel.: (41) 322-1525 ramal: 2252
Entrada: franca


Mostra oficial (no Canal da Música):
Dia 09 de maio, quinta-feira, às 21h: "Um amor de Borges"
Dia 10 de maio, sexta-feira, às 21h: "Sonhos Tropicais"
Dia 11 de maio, sábado, às 21h: "O Invasor"
Dia 12 de maio, domingo, às 21h: "Bellini e a Esfinge"
Dia 13 de maio, segunda-feira, às 21h: "Lavoura Arcaica"
Dia 14 de maio, terça-feira, às 19h: "Viva São João"


Leia a reportagem do Bonde sobre as mostras competitivas de curtas do Festival

Confira a programação da mostra competitiva do Festival


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo