A pioneira Amélia Tozzetti Nogueira lança neste sábado (27) o livro "De Norte a Norte uma trajetória de contadini". O título, que tem o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Prefeitura de Londrina, às 20h30 no Museu Histórico Padre Carlos Weiss.
A saga da família Tozzetti, e também a primeira história contada no livro, tem início em 1960, com a Unificação Italiana e a fuga dos camponeses empobrecidos para outros países. Foram décadas de êxodo, que culminaram, para esta família, em 1903, com a chegada dos bisavós de Amélia ao Brasil, vindos de Vêneto, no nordeste da Itália.
A partir deste ponto - quando os membros do grupo que aqui aportaram deram início a um outro relato e ao longo do texto, o leitor vai encontrar, segundo Amélia, descrições de momentos históricos mesclados com narrativas sobre o cotidiano.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
O trabalho na lavoura de café na cidade de Sertãozinho, no interior de São Paulo, a primeira fazenda própria, no município de Terra Roxa (já no Paraná) e a chegada, em 1936, à recém-criada Londrina, são algumas das histórias que o leitor irá encontrar no livro.
A pesquisa do livro foi feita por meio da coleta de depoimentos, principalmente aqueles que seu pai deu a acadêmicos, e por meio de documentos, que foram guardados e que agora farão parte da exposição de mesmo tema do livro, que ocorre na sede da Secretaria de Cultura (praça 1° de Maio, 110) a partir do dia 29. Estarão expostas telas antigas, fotografias, ferramentas e objetos utilizados na casa, um total de 30 itens.
Informações da Prefeitura de Londrina