O pianista argentino Horacio Lavandera, de apenas 18 anos, se apresenta neste sábado, às 21 horas, no Canal da Música, em Curitiba. O concerto faz parte da programação da série Latina 2002, que encerra no dia 2 de outubro com a apresentação da Orchestra Della Toscana e do violinista Salvatore Accardo.
Lavandera vai apresentar obras de Chopin, Berio, Ravel e Ginastera. As peças escolhidas demonstram a versatilidade do piano, que vai do romantismo ao contemporâneo. Segundo o diretor artístico da série, maestro Osvaldo Colarusso, o programa conta com um dos marcos da literatura romântica pianística: a Sonata nº 2 em si bemol menor, de Chopin. A obra se destaca pelo caráter dramático e descritivo da Marcha Fúnebre.
A série Latina 2002 é uma iniciativa do governo italiano, através do Ministério de Assuntos Exteriores, Ministério de Bens e Atividades Culturais e do Comitato Nazionale Italiano Musica (Cidim), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, e com patrocínio da Petrobras e da Tim. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 para estudantes.