O projeto "Sexta na Concha", da Secretaria de Cultura de Londrina, traz mais uma atração para a comunidade londrinense nesta sexta (17), às 18h30. Desta vez, a atração fica por conta da Banda de Músicos de Londrina, antiga Banda Municipal, que se apresenta no local pelo Festival de Música de Londrina (FML), que conta com o patrocínio do Programa de Incentivo à Cultura (Promic). O objetivo do programa é levar diversão ao público londrinense e incentivar a utilização do espaço. Além de atrações musicais, a "Sexta na Concha" promove espetáculos de dança, teatro e outros.
A equipe é formada por 27 profissionais, sendo que 26 deles são originários da época da Banda Municipal, extinta em 2004. Com isso, os músicos do grupo criaram a Organização Não Governamental (ONG) Banda Músicos de Londrina para que pudessem continuar tocando.
Após as mudanças, a banda, regida pelo maestro Gilberto de Queiroz, se tornou uma big band, que se caracteriza como um grupo que utiliza vários instrumentos. As apresentações da Banda de Músicos contam com sons de guitarra, baixo, contra-baixo, bateria, trompete, saxofone, trombone, baixo-tuba, caixa e prato, percussão, clarinete e vozes.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
O diretor de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, José Donizete Buganza, ressaltou que o grupo já faz parte da história do município, pois existe, praticamente, desde que Londrina foi criada. Na avaliação dele, a banda agrada a todos, pois reproduz desde marchas tradicionais e valsa até músicas de jazz, mambo e MPB. "É uma equipe de músicos que está há 60 anos influenciando a cultura, história e música daqui. Será um evento de muitíssima qualidade que a população vai ter a oportunidade de apreciar", salientou.