No dia 19 de novembro, o Skank coloca no ar mais uma iniciativa pioneira no país: o site SkankPlay.com, uma plataforma criada em parceria com o coletivo DonTryThis que vai permitir que qualquer pessoa toque junto com a banda e crie videoclipes oficiais da nova música "De Repente" (Samuel Rosa/ Nando Reis), o single de trabalho do CD e DVD "Multishow ao Vivo - Skank no Mineirão". "A intenção é que a música não tenha apenas um videoclipe oficial, mas quantos as pessoas quiserem", diz Samuel Rosa.
'Como funciona'
Ao entrar em www.skankplay.com, o internauta verá seis vídeos diferentes, cada um com um integrante da banda tocando sua parte na música. Samuel Rosa aparecerá em três vídeos: dois de voz e um de guitarra. Ao apertar o botão Play, o visitante verá todos os vídeos sincronizadamente, formando a música.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
Com um miniaplicativo disponível no site, qualquer pessoa poderá gravar sua própria versão para a música "De Repente", seja cantando, tocando ou fazendo uma performance. Depois, é só colocar o vídeo (ou mais de um) no lugar de um dos seis iniciais e, assim, fazer uma jam session virtual com o Skank.
O botão "videoclipe" faz com que os vídeos sejam mixados e fundidos em um só. Essa versão personalizada do clipe, além de ficar no site, poderá ser adicionada (embedada) em blogs, no Facebook, etc. Para quem não sabe tocar ou cantar a música, e quiser participar da brincadeira, haverá vídeos tutoriais de como tocar a música, feitos pelos próprios integrantes do Skank.
Alguns alunos da escola EM&T (Escola de Música e Tecnologia), de São Paulo, foram os primeiros participantes a testar o SkankPlay. Suas performances serão mostradas no lançamento oficial da plataforma, que acontece na estreia em São Paulo do mais novo show da banda, "Multishow ao Vivo – Skank no Mineirão", dias 19 e 20 de novembro, no Citibank Hall.
'A música acima dos músicos'
"Uma das coisas mais legais do projeto é a possibilidade da nossa música ser tocada por outras bandas, com a participação do Skank", explica Samuel Rosa. "É a música sendo colocada acima dos músicos, como achamos que tem que ser." A oportunidade de exposição para novos talentos também é um dos pontos positivos levantados pelos integrantes da banda.
"Bandas e músicos vêm fazendo experiências e usando a tecnologia para se aproximarem dos fãs e espalharem sua música. O SkankPlay traz novidades bacanas e é mais um esforço nesse sentido", diz Caio Mattoso, do coletivo DonTryThis. "A partir deste projeto com o Skank, a intenção é continuar fazendo outras experiências deste tipo." O SkankPlay resultará também em um documentário que, a partir do projeto, discutirá a função da música como forma de unir as pessoas.