Los Angeles - Com uma beca e um chapéu alugados por 40 dólares, o diretor de cinema americano Steven Spielberg se formou na sexta-feira em artes cinematográficas numa universidade da Califórnia, 34 anos depois de ter abandonado os estudos para se dedicar ao cinema.
Spielberg, de 55 anos, mandou um beijo para as pessoas que lotavam o local da formatura ao subir no palco para receber seu diploma, tendo ao fundo a música tema do filme ‘‘Em Busca da Arca Perdida’’.
O diretor de filmes como ‘‘Tubarão’’ e ‘‘Contatos Imediatos do Terceiro Grau’’ irá colocar seu diploma ao lado de vários prêmios, que incluem três Oscar, vários Emmy, Globos de Ouro e cinco títulos honoris causa.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
‘‘Isso é algo que eu queria fazer durante muitos anos em agradecimento a meus pais por terem me dado a oportunidade de obter uma educação e uma carreira’’, havia declarado Spielberg antes do início da cerimônia.
Spielberg entrou na universidade de Long Beach em 1965, mas abandonou os estudos três anos depois para iniciar sua carreira profissional.
Para se graduar, o cineasta se inscreveu na universidade para finalizar os cursos necessários. Spielberg esteve em contato com seus professores enquanto trabalhava de forma independente e secreta.
Um dos quesitos para encerrar o curso de direção de cinema, Spielberg deveria entregar um filme de no mínimo de 12 minutos. A produção apresentada foi ‘‘A lista de Schindler’’ que em 1994 lhe valeu o Oscar de melhor diretor e melhor filme.