Joe Strummer morreu mesmo de ataque cardíaco, revelou autopsia realizada no corpo do ex-líder do The Clash. O site da revista britânica New Musical Express informa que o investigador responsável pelo caso, Michael Rose, confirmou a causa da morte. O cantor, guitarrista e compositor morreu no último domingo, ao chegar em casa de um passeio com seu cão.
Strummer, nascido John Graham Mellor, na Turquia, formou o Clash em meados da década de 1970, em Londres, com o também guitarrista, cantor e compositor Mick Jones, o baixista Paul Simonon e o baterista Topper Headon. Poucos meses depois, a banda estaria no olho do furacão da cena punk que varreu a Inglaterra em 1976.
O Clash foi a banda mais criativa de sua geração. Após os rocks violentos e de forte conotação política do primeiro disco, homônimo, a banda construiu uma carreira original, em que flertou com o reggae, o dub e até mesmo o hip-hop. London Calling, disco lançado em 1980, é presença garantida em qualquer lista de grandes momentos do rock.
Leia mais:
Dupla Doces Trópicos se apresenta na Concha Acústica de Londrina nesta terça
Dia das Bruxas em Londrina tem cinema e música
Halloween do BarBearia tem banda de São Paulo
Feira da Concha recebe o show de Jaca Trio especial Tim Maia nesta sexta em Londrina
Após o fim do Clash, em 1985 - a banda já havia se descaracterizado em 82, após a saída de Jones -, Strummer colaborou com artistas como os Pogues. Nos últimos anos, o músico voltara à boa forma, lançando discos com os Mescaleros.
Leia mais sobre Strummer e o The Clash no Bonde Música.