Uma trilogia em quatro volumes? Soa estranho, mas foi justamente o que acontecem com a última obra do respeitado quadrinista paulistano Lourenço Mutarelli, que enfoca a saga do detetive Diomedes, um de seus melhores personagens criados nestes mais de 10 anos de dedicação às histórias em quadrinhos. A trilogia iniciou em 1999, ano do lançamento de "O Dobro de Cinco", a primeira parte.
Nos anos seguintes vieram as continuações. Em 2000 foi lançado "O Rei do Ponto" (o segundo). Já em 2001, quando os fãs que estavam acompanhando a história esperavam pelo seu desfecho, houve uma surpresa. Mutarelli decidiu dar uma espichada a história. Então, a terceira parte da série, que recebe o nome de "A Soma de Tudo" foi desmembrado em dois volumes - o primeiro lançado no ano passado e o segundo neste ano.
Mutarelli repete o costume que adquiriu nos últimos quatro anos e aportar na capital paranaense para lançar seu mais recente lançamento, no caso, a segunda parte de "A Soma de Tudo". Em uma descontraída tarde de autógrafos, Mutarelli estará à disposição para conversar com seus fãs com a humildade e a simplicidade que Deus lhe deu. Entre um bate-papo e outro, o calejado quadrinista deverá contar algum fato curioso de sua vida.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
O acréscimo na última parte da história não foi promocional, mas espontâneo, como o próprio autor comenta: "Quando 'O Dobro de Cinco' foi lançado, imaginei lançar os dois últimos volumes com intervalo de um ano cada, que é o tempo que levo para produzir um livro de 100 páginas. Mas no ano passado, quando estive em Portugal, participando de um grande evento de quadrinhos, surgiram novas idéias para acrescentar à história. Este grande detalhe aumentaria muito o tamanho do livro e só poderia então concluí-lo na metade do ano que vem. Preferi desmembrá-lo em duas partes para que não ficasse com mais um ano de silêncio entre um lançamento e outro", explica Mutarelli.
A história destes quatro volumes é protagonizada pelo personagem Diomedes, que nasceu da necessidade que o autor sentiu de criar um detetive particular. O resultado é um tipo baixinho, gordo, careca, de bigode fino, que lembra uma mistura de Charlie Chan com José Lewgoy. Diomedes é um delegado de polícia aposentado que faz bico como detetive para sobreviver. Se acha um fracasso pessoal e profissionalmente. Talvez por isso exagere na bebida, no cigarro e tenha um caráter pouco confiável.
Só para recaptular, no primeiro volume, "O Dobro de Cinco", Diomedes é contratado para encontrar um mágico desaparecido. No segundo volume, "O Rei do Ponto", Diomedes é descoberto por um policial que tem provas de um crime que o detetive cometeu enquanto fazia a busca pelo mágico. Com medo de ser delatado, Diomedes passa a colaborar com o policial, que tem planos de subir na carreira usando Diomedes.
Em "A Soma de Tudo", Diomedes torna-se um detetive intercontinental, ficando encarregado de resolver uma trama em Lisboa. Como se vê, Portugal foi uma influência forte para o autor. "Antes de chegar ao festival, imaginava que eu seria um ilustre desconhecido no evento. Mas não foi bem assim. Além de ter sido muito bem recebido por lá, o festival havia montado uma exposição com vários desenhos meus ampliados. Na sala 'Mutarelli' havia um imenso Diomedes me aguardando. Fiquei muito emocionado. A viagem de Diomedes a Lisboa expressa a minha gratidão por Portugal", declara.
O público antigo de Mutarelli aceitou bem a trilogia, que trouxe mudanças na carreira do quadrinista, que antes lançava fortes histórias escatológicas, que exploravam os limites psicológicos e físicos do ser humano - influência da época em que o autor sofria de depressão. "Transubstanciação" (1991), "Desgraçados" (1993), "Eu Te Amo Lucimar" (1994), "A Confluência da Forquilha" (1997) e "Seqüelas" (1998) foram seus álbuns anteriores, todos contemplados com o HQ Mix, a premiação mais importante para os quadrinhos no Brasil.
Serviço:
Lançamento do álbum "A Soma de Tudo - parte 2", do quadrinista Lourenço Mutarelli
Data: 14 de dezembro, sábado
Horário: a partir das 15h
Local: Itiban Comic Shop
Endereço: Av. Silva Jardim, 845 - Centro
Entrada franca
Telefone: (41) 232-5367