Uma noite com a cara da moda brasileira. Esta pode ser a melhor definição do terceiro dia de apresentações do Crystal Fashion, nesta quarta-feira. Quem abriu os desfiles foi a TNG de Tito Bessa Júnior. A empresa brasileira já faz moda há 15 anos e tem como característica principal valorizar temas e produtos nacionais em suas coleções.
Na passarela, uma atitude forte impressa na modelagem das calças masculinas e femininas e na lavagem delas. Roupas com cara de desgastadas pelo uso em expedições (uma tendência que YSL e Gucci estão imprimindo em suas mais recentes coleções, fato que reflete que quem faz moda está em um mesmo diapasão).
Nos artesanatos presentes em bolsas e echarpes, feitas à mão, uma sensação de que a moda TNG não é pasteurizada. E não é mesmo. Até quando aparece o paetê, peça que sempre acaba voltando a ser fundamental no guarda-roupa feminino, a proposta é original.
Leia mais:
Coachella anuncia Anitta e Alok em edição liderada por Lady Gaga e Travis Scott
Espetáculo 'Arte Total' será promovido nesta sexta em Londrina
Morte de fã de Taylor Swift completa um ano com inquérito sem conclusão
Beyoncé anuncia nas redes sociais que fará show ao vivo no Natal
Um vestido curto, com cara de jaqueta e uma estampa, criada com base nos mapas dos rios brasileiros que foram fonte de trabalho de exploradores, servem como exemplo de que ser comercial é fundamental, mas a criação jamais deve ser deixada de lado. Ah! As botas estavam um luxo. Tanto as que o ator convidado Rodrigo Faro usou quanto as que Nívea Stelmann desfilou.
Apropriar-se de uma maneira pessoal de modelos clássicos que marcaram a história da moda, segundo o livro Moda do Século, de François Baudot, é um processo de renovação que faz as criações continuarem evoluindo. E isto que a Osklen faz. Usa e abusa do estilo sportswear anos 60 para dar sua própria versão sobre o tema.
A Osklen faz roupas para aventureiros. Gente que gosta de escalar, navegar, surfar etc. São peças com um apelo próprio que podem ser usadas em diversas ocasiões. Casacos com capuz em pele, macacões, bermudas, tricôs. Tudo bem claro. Os famosos tons bebê.
Em uma segunda parte surgem cores mais fortes e algumas estampas. Estas vindas dos anos 60. As calças de couro com uma modelagem justa e perfeita são lindas.
Os sapatos, um capítulo à parte. Botas esportivas, com solado de borracha para homens e várias sapatilhas divertidas para as mulheres. Tudo muito bom, usável e modernérrimo.
Quem também é moderno é Murilo Rosa. O ator global foi a atração da Osklen e para iniciante nas passarelas deu um show de simpatia. No final do desfile afirmou para a imprensa que usa mesmo as roupas da grife. Não é louco por moda, mas por ser despojado acabou criando um estilo peculiar.
Leia mais sobre o Crystal Fashion na edição desta sexta-feira da Folha de Londrina.