Nos campos de concentração de Adolf Hitler, existiu um grupo identificado por um triângulo roxo em seu uniforme. Pessoas que podiam ter escapado das torturas e da morte, só precisavam renunciar a fé. Eram as testemunhas de Jeová, que estão rodando o Brasil e o mundo com a exposição "Triângulos Roxos - As Vítimas Esquecidas do Nazismo".
A mostra será aberta no dia 02 de outubro, no Museu de Arte de Londrina. Ela pretende mostrar o sofrimento e a força fé. O pesadelo do nazismo não deu direito aos judeus, aos ciganos e aos poloneses de renunciar a fé. Exemplos de pessoas que morreram, como muitas ainda morrem, pela imposição de uma guerra santa.
No final dos primeiros seis meses na prisão, a sobrevivente de um campo de concentração Magdalena Kusserow Reuter conta como recebeu uma oferta de liberdade. "A diretora da prisão me chamou em seu escritório e explicou que se assinasse um documento renunciando minhas crenças, eu seria libertada. Recusei a oferta", diz Magdalena Reuter no site que divulga a mostra - http://www.trianroxo.cjb.net.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, 1ª edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
Aos 17 anos, Magdalena foi colocada em uma cela solitária, na prisão juvenil de Vechta. Meses depois, foi transferida para o campo de concentração de Ravensbrück, onde ficou presa três anos e meio. Seu irmão mais velho foi executado publicamente em Münster, como um líder de oposição ao regime. Ele recusou-se a servir no exército de Hitler.
Os objetivos dos organizadores da exposição itinerante é mostrar um exemplo que não pode ser esquecido. Homens, mulheres e crianças que mostraram coragem e integridade. A exposição quer mostrar que as vítimas esquecidas do nazismo são uma prova de que o homem pode resistir ao mal, e o espírito pode vencer a espada.
A família Kusserow também tem sua história resgatada na exposição. O casal Franz e Hilda Kusserow eram mais um entre as centenas de Testemunhas de Jeová presas pela Gestapo. Voltaram a reunir a família em 1937, quando tiraram a última foto juntos. Doze membros da família foram executados e dez foram presos em campos de concentração.
A exposição Histórica "Triângulos Roxos - As Vítimas Esquecidas do Nazismo", abre no dia 02 de Outubro e ficará exposta até o dia 30 de outubro. As visitas devem ser agendadas pelo telefone (43) 344-2500.
Serviço:
Exposição histórica "Triângulos Roxos
- As Vítimas Esquecidas do Nazismo"
Data: 02 a 30 de outubro
Local: Museu de Artes de Londrina
Endereço: R. Sergipe, 640
Horário: das 9h às 18h
Telefone: (43) 344-2500
Informações: As visitas devem ser agendadas pelo telefone.