Um grupo de três palhaças de Londrina, Cambé e Ibiporã vai levantar o carnaval dos idosos do Lar Padre Leone, em Ibiporã, nesta terça-feira (5), com matinê e entrega de doações coletadas em uma ação de solidária às portas de um supermercado. A ação foi planejada pelo grupo composto por Nina Rosinha, Miguelita e Tubaína, interpretadas, respectivamente, por Nívea de Almeida, Angelita Tenório e Janayna Leite Rolim.
O bailinho para os cerca de 80 idosos sob responsabilidade do Lar será promovido das 15h às 16h30. As três palhaças terão o apoio do grupo "Te Chamei". "As máscaras eu e uma vizinha fizemos e o grupo conseguiu apetrechos para a festa", conta Nívea.
Ela conta que, quando foi pedir autorização para o bailinho de carnaval para os idosos, a madre responsável pela entidade disse que não há visitas nesta data. "Elas [irmãs] que fazem algo para não passar em branco. Então, estamos convidando as pessoas que estão fazendo as doações para que também participem, para que interajam com os internos", diz.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
União de três palhaças
Nívea, Angelita e Janayna se conheceram em oficinas de palhaços e passaram a desenvolver ações solidárias em conjunto há cerca de um ano. No mês passado, decidiram fazer uma ação para coletar produtos de limpeza e de higiene pessoal para o Lar. Elaboraram um ofício e passaram um dia fazendo pedidos na entrada de um supermercado que funciona em um centro de compras na zona leste de Londrina. "Em um dia só, conseguimos três carrinhos cheios", conta.
Ainda no local, um homem ofereceu-se para doar feijão. "Mesmo não sendo nosso foco, aceitamos. Perguntamos quantos saquinhos ele pretendia doar e ele respondeu: 'Cem quilos, mas tem que buscar hoje'", recorda Nívea, que se mobilizou para conseguir uma caminhonete para buscar o alimento.
Como as ofertas de doação continuaram aparecendo, o Lar já recebeu dois lotes de produtos que precisavam e um terceiro será entregue nesta terça. Entretanto, a entidade tem necessidade de outros produtos: açúcar cristal, fraldas geriátricas tamanho G , amaciante de roupas, sabão em pó, água sanitária e desinfetante de banheiro, mas qualquer outra doação também é bem-vinda. O Lar Padre Leone fica na Rua São Vicente de Paulo, 588, em Ibiporã. O telefone é (43) 3258-1400.