O evento Turismo Rural – Oportunidade de Negócios acontece na próxima quinta-feira (14) das 9h às 12h e deve receber cerca de 200 produtores, empresários e secretários municipais de turismo de vários municípios. A ideia é fazer com que os produtores identifiquem o potencial turístico de cada propriedade e explorem esse potencial, agregando valor à área. Na abertura do evento, o Grupo Keshin, de Assaí, formado por mulheres na faixa etária dos 90 anos fará a apresentação de uma dança típica Japonesa.
A primeira palestra do evento "Turismo Rural na Emater e Caminhadas Rurais", será ministrada pela coordenadora estadual de Turismo Rural da Emater, Ivaldete Zarpelon. "Vou fazer uma avaliação dos modelos de caminhadas rurais que se tornam cada vez mais comuns no Estado". Dos 51 mil caminhantes que participaram de eventos em todo o Brasil, no ano passado, 77% eram do Paraná.
O projeto que incentiva esse tipo de turismo rural foi iniciado em 2007 pela Emater, com dez circuitos, na região de São Miguel do Iguaçu e região de Curitiba. Em 2008, o trabalho expandiu principalmente para a região do Vale do Ivaí e, aos poucos, alcançou todo o Paraná. Em 2015, foram 118 circuitos e este ano já foram registrados 147 circuitos.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
O segundo palestrante do evento será o professor Emanoel Jacó Gimenez, diretor presidente da Paraná Turismo, que vai falar sobre "Turismo Rural e Oportunidade de Negócios". O objetivo é orientar o produtor a descobrir o que pode ser explorado na propriedade. "A intenção é desenvolver o turismo comunitário, onde um produtor recebe o turista, oferecendo a ele produtos de várias propriedades vizinhas, num trabalho de parceria", afirma Ivaldete Zarpelon.
Durante o evento, dois produtores rurais que já exploram o turismo rural nas propriedades estarão divulgando o trabalho. José Carlos Benati, do Distrito de Água Boa, em Paiçandu, vai contar a experiência do espaço com uma prainha e restaurante, e Maria Regina Bertasso, de Apucarana, vai falar sobre Café Rural. O secretário de Turismo de Serranópolis do Iguaçu (região Oeste), Luis Carlos Wessler, também vai falar sobre o turismo desenvolvido na região.