Um dos mais inovadores artistas europeus da atualidade, o italiano Franco Mazzucchelli, abre hoje a exposição "Marcar o Espaço: Ação Artística de Franco Mazucchelli", no Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC). Ele veio de Milão especialmente para criar uma interferência baseada no espaço do MAC.
Pela primeira vez no Brasil, ele diz estar muito interessado na reação do público. A expectativa, justifica, é devido a tradição que o Brasil teve nos anos 60. "Uma tradição bem acentuada em relação ao social", explica o artista. "A intenção de trabalhar no social era, naquela época, muito marcante no mundo da arte".
Mazzucchelli afirma que suas intervenções no espaço público uniam o aspecto lúdico de criar formas e o aspecto social, envolvendo as pessoas e convidando-as a interagir, divertindo-se, mas sobretudo, fazendo-as questionar sobre aqueles objetos abandonados pelas ruas. "Nada a ver com a arte pela arte", comenta.
Leia mais:
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
Quatro décadas depois, sua preocupação com a estética é muito maior, mas ele ainda está longe de admitir que possa existir arte pela arte. Mazzucchelli continua a analisar o espaço e suas possibilidades. Suas obras interagem sempre com o local e com o público. São o reflexo das principais preocupações do artista, que demonstram a relação entre o homem, o ambiente e o conceito de espaço.
Suas obras mais recentes mostram a beleza das formas geométricas, enriquecidas pelo contraste do uso da matéria plástica recoberta por folhas de ouro e prata e pela presença de líquidos coloridos em seu interior. Em obras extremamente ambiguas, o descartável aparece aliado ao tradicional.
Mazzucchelli é formado em Pintura e Escultura pela Academia de Belas Artes de Brera, onde dá aulas de Técnicas da Escultura. O artista é ainda membro do Conselho de Administração da Academia de Belas Artes de Brera, em Milão.
A exposição "Marcar o Espaço: Ação Artística de Franco Mazzucchelli" será aberta hoje no Museu de Arte Contemporânea (Rua Desembargador Westphalen, 16). A mostra poderá ser vista até 19 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 16 horas.