A carioca Connceyção Rodriguez, que mora há 20 anos em Curitiba, e a paulista Sonia Guggisberg inauguram hoje, respectivamente, as exposições "Reentrâncias" e "Vidas Suspensas". Ambas estarão até setembro no Museu Metropolitano de Arte de Curitiba.
Na Sala II do museu, Connceyção apresenta 16 obras em tamanho grande. Mais precisamente, os quadros foram projetados em escala humana. "A dimensão deles é proposital, já que provocam uma reflexão a respeito da linguagem do corpo", explica.
Artista há dez anos, Connceyção optou desta vez por obras que expressam uma leitura interior do ser humano. Daí o nome da mostra, "Reentrâncias". Não por acaso, as paisagens internas ganharam poucas cores, reduzidas apenas a cinza grafite, preto, branco, vermelho e ocre.
Leia mais:
CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman
The Town terá Green Day, Sex Pistols, Iggy Pop e Pitty em noite do rock em 2025
CCXP 2024 traz Matt Smith, Ana de Armas e Patrick Dempsey a SP
Biblioteca Pública Municipal de Londrina terá encontros de meditação a partir desta quarta
Os tons frios, prata e metálicos, em óleo sobre tela, se contrapõem ao vermelho. "Trabalho sempre com extremos opostos", comenta ela. "Trabalho com limites, com movimento, com a oscilação eterna das coisas".
As obras de Sônia Guggisberg também estão no museu a partir de hoje, na sala Célia Neves Lazzarotto. São quatro obras em grandes formatos e 13 em dimensões variadas, feitas em feltro, tiras de borracha e tubos flexíveis de aço inoxidável. Com elas, a artista cria esculturas que evidenciam o gesto, procuram a sensualidade da forma e também utilizam o corpo como referência. As formas exploradas por ela oscilam entre a abstração e a figuração, entre o feminino e o masculino.
Sonia participa de exposições coletivas e individuais há 13 anos, em galerias e espaços culturais de São Paulo e Rio de Janeiro. Seus trabalhos também já foram expostos em Barcelona, Espanha.
Connceyção Rodriguez é formada em Pintura e Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e em Comunicação Visual pela Universidade Federal do Paraná. Já foi premiada em vários salões de artes, como os de Telêmaco Borba, Jacarezinho e Goioerê.
Serviço: As exposições "Reentrâncias", de Connceyção Rodriguez, e "Vidas Suspensas", de Sonia Guggisberg, serão inauguradas hoje, às 19 horas, no Museu Metropolitano de Arte de Curitiba (Avenida República Argentina, 3430). As mostras poderão ser vistas até o dia 2 de setembro, de terça a sexta-feira, das 13 horas às 20h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 15 às 18h30.