Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Música clássica

Violinista londrinense Nikolau Ratchev e Cristian Budu abrem a Série Palcos Musicais 2017

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
30 mar 2017 às 08:45

Compartilhar notícia

- Reprodução/Assessoria/Fabio Alcover
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Série Palcos Musicais chega ao seu 5º ano consecutivo conquistando, com mérito, um lugar permanente na agenda cultural de Londrina e do Paraná. Além de promover a música de câmara de alta qualidade em várias formações, a iniciativa ampliou o acesso à música erudita e instrumental, conquistando novos públicos e levando as apresentações para teatros, escolas, museus, centros culturais, igrejas e espaços públicos da cidade.

A primeira apresentação da Temporada 2017 será o Concerto com Cristian Budu (piano) & Nikolau Ratchev (violino), na sexta feira, 31 de março, às 20h30 no Teatro Crystal Palace (Rua Quintino Bocaiúva, 15). No programa, obras de Mozart (Sonata para Violino e Piano em Mi menor, nº 21, K.304), Brahms (Sonata para Violino e Piano em Ré menor, nº 3, Op. 108), Prokofiev (Valsa do Ballet "Cinderella", op. 87, arranjo para violino e piano M. Fichtengoltz), e Ravel (Sonata para Violino e Piano em Sol maior, nº 2).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos na bilheteria do Café Royal (Rua Quintino Bocaiúva, 15, 3027 – 1050), na Livraria da Silvia (Rua Belo Horizonte, 900, Loja 19, 3026-9339), no Brasiliano - Rua Espírito Santo, 655, 3322-9211), ou online no site Sympla.

Leia mais:

Imagem de destaque
Solidariedade

Lady Gaga, Billie Eilish e Red Hot Chili Peppers farão shows em prol dos afetados pelos incêndios em Los Angeles

Imagem de destaque
Ele volta!

Luan Santana e Daniel estão confirmados na ExpoLondrina 2025

Imagem de destaque
Veja nova data

Critics Choice Awards ganha nova data após incêndio florestal em Los Angeles

Imagem de destaque
Grátis

Festa de aniversário de Rolândia terá shows com Luan Pereira e Pedro Paulo e Alex


"Ao longo destas quatro temporadas recebemos artistas de vários estados brasileiros e de vários locais do mundo", conta Irina Ratcheva, coordenadora do evento. "Foram mais de 50 concertos e dez workshops oferecidos para a comunidade. Realizamos a 1° Mostra de Violão e a 1° Mostra de Percussão de Londrina".

Publicidade


Para este ano, a organização preparou uma série de ações: "Vamos ter uma exposição virtual retrospectiva das temporadas anteriores, lançamento do site oficial, vários recitais camerísticos e workshops gratuitos, um circuito instrumental em diversos espaços da cidade, concertos nos distritos, oficinas nas escolas e um evento especial com a participação de vários projetos, uma espécie de panorama da produção cultural de Londrina, denominado Portas Abertas para a Arte", explica Irina.


Piano e violino

Publicidade


O pianista Cristian Budu é considerado um expoente de sua geração, se apresentou no Palcos Musicais em Londrina no ano passado. Laureado com o 1º lugar em diversos concursos nacionais como o Concurso Nelson Freire (2010) e o Programa Prelúdio da TV Cultura (2007), em 2013, tornou-se o primeiro brasileiro a vencer o 25º Concours International de Piano Clara Haskil, na Suíça - prêmio considerado pela crítica no Brasil como a mais importante premiação a um pianista brasileiro nos últimos 20 anos. No mês de janeiro, Budu mudou-se para a Alemanh​a ​onde conheceu o violinista Nikolau Ratchev ​ e iniciaram os ensaios para este recital.


O londrinense Nikolau Ratchev iniciou seus estudos com o pai, o violinista Evgueni Ratchev. Em 2012 foi admitido na Universidade Folkwang Universität der Künste Essen, Alemanha, onde concluiu seu bacharelado. É membro da Orquestra de Câmera de Colônia, Alemanha, desde 2015. Em julho de 2016 participou no Marvão International Music Festival, em Portugal, ao lado do Novus String Quartett. De 2012 a 2016 foi bolsista da Fundação "Yehudi Menuhin Live Music Now, Rhein-Ruhr". 

Publicidade


Os ingressos para o concerto custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e podem ser adquiridos antecipadamente no Café Royal (Rua Quintino Bocaiúva, 15), Livraria da Silvia (Rua Belo Horizonte, 900, Loja 19) Bar Brasiliano (Rua Espírito Santo, 655) e através do site: www.sympla.com.br. A Série Palcos Musicais é organizada pela Artis Colégium, com apoio do Ministério da Cultura e patrocínio da Sonoco, Unimed e John Deere/Horizon. O evento conta com o apoio da Rádio UEL FM, CBN, Brasiliano, Livraria da Silvia e Hotel Cristal Palace.

Ausência do Promic

Sem poder contar com o incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, os organizadores alertam que a programação deve sofrer alterações e vários eventos correm o risco de não acontecer. "Temos esperança de mudança desta situação. Este momento é difícil para todos os produtores culturais e para o nosso público respectivamente, mas acreditamos que é um momento passageiro e que em breve teremos as soluções para que todas as ações culturais em Londrina sejam iniciadas e prestigiadas pelo público", finaliza Irina Ratcheva.

Cristian Budu - Piano


Brasileiro de origem romena, o jovem pianista Cristian Budu é considerado um dos expoentes de sua geração. Dotado de musicalidade genuína e uma calorosa força de comunicação, sua personalidade artística e sensível pianismo vêm sendo internacionalmente reconhecidos. Laureado com o primeiro lugar em diversos concursos nacionais, como o Concurso Nelson Freire (2010) e o Programa Prelúdio da TV Cultura (2007).

Publicidade


Em 2013, tornou-se o primeiro brasileiro a vencer o 25º Concours International de Piano Clara Haskil, na Suíça. Esse prêmio tem sido considerado pela crítica no Brasil como a mais importante premiação a um pianista brasileiro nos últimos 20 anos. Além do grande prêmio, Cristian também arrebatou o prêmio do público e o prêmio Children’s Corner, vencendo também o concurso "WIld Card Ensemble Honors Competition" do New England Consevatory em Boston.


Venceu o Prêmio 2013 na Categoria Jovem Talento, da Revista Concerto, e foi convidado pela mesma para gravar o CD do ano que foi lançado em 2015 para seus assinantes. Neste ano, foi também convidado a gravar um CD solo comercial, pelo selo Claves, na Suíça. O CD recém-lançado, com obras de Chopin e Beethoven, ganhou a "Editor's Choice" da revista Gramophone, no Reino Unido - a revista mais importante no mundo da música clássica. Budu desenvolve uma carreira intensa como solista e camerista, apresentando-se na América do Sul, Europa, Estados Unidos e Israel.

Publicidade


Budu é mestre em Performance Pianística pelo New England Conservatory (EUA), onde foi bolsista de 2010 a 2012, na classe de Wha Kyung Byun, e bacharel em Música pela USP na classe de Eduardo Monteiro. Antes disso, estudou com Elsa Klebanovsky (pupila de Wilhelm Kempff). Em 2014, foi aceito na mesma escola para o Artist Diploma, programa de maior prestígio dos conservatórios norte-americanos, que oferece, além de bolsa integral e patrocínio, diversos concertos solo, de câmara e com orquestras nos Estados Unidos.


Reconhecido também pela sua sensibilidade camerística, Cristian já teve a honra de dividir o palco com artistas como Antonio Meneses, Christian Poltera, Claudio Cruz, Jennifer Stumm, Alexandra Soumm, Giovanni Gnocchi, Joseph Conyers e Semion Gavrikov, spalla dos segundos violinos da Orquestra Filarmônica de Israel.

Publicidade


Cristian é formado em música pela Universidade de São Paulo, onde teve como professor o pianista Eduardo Monteiro. Anteriormente, teve como professores Elsa Klebanovsky, Marina Brandão e Cláudio Tegg. Nos Estados Unidos, tornou-se mestre em performance pianística sob tutela de Wha-Kyung Byun, com uma bolsa de estudos especial concedida pelo New England Conservatory de Boston. Em 2014, Cristian foi aceito na mesma escola para o Artist Diploma, programa de maior prestígio dos conservatórios norte-americanos, que oferece, além de bolsa integral e patrocínio, diversos concertos solo, de câmara e com orquestras nos Estados Unidos.

Nikolau Ratchev - violino


Iniciou suas aulas de violino com seu pai, o violinista e professor Evgueni Ratchev. Com oito anos de idade foi solista da Orquestra Infantil e Juvenil de São Paulo, sob a direção da regente norte-americana Gretchen Miller. Atuou na Orquestra Jovens Solistas Mãe de Deus  como membro do naipe do primeiro violino e Spalla.


Como membro da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina,  desde 2008, gravou o CD "Retratos Brasileiros", com obras do compositor brasileiro Edino Krieger. Participou nas Academias do March Music Days International Festival(Russe, Bulgária) e do Festival Internacional de Verão em Varna e na Academia Internacional de Verão(Bulgária).


Sua formação musical foi complementada com Masterclasses com as professoras Ekaterina Dramalieva, Anna Preyss-Bator, Eva Szekely e com os professores Mintcho Mintchev e Christoph Poppen.


Em 2012 foi admitido na Universidade"Folkwang Universität der Künste Essen", Alemanha, como estudante na classe do Prof. Mintcho Mintchev, onde concluiu seu Bacharelado em 2016, e integra paralelamente as classes de Música de Câmara dos Profs. Andreas Reiner, Evgeny Sinaiski e Yannick Rafalimanana.


Desde outubro de 2016 continua o seu aperfeiçoamento de violino em Master "Professional Performance", com o Prof. Mintchev.

Nikolau Ratchev é membro da Orquestra de Câmera de Colônia, Alemanha, desde 2015, que sob a regência de Christoph Poppen realiza concertos na Alemanha e no exterior. Em julho de 2016 participou no Marvão International Music Festival, em Portugal, ao lado do Novus String Quartett.Durante dois anos recebeu um prêmio de incentivo do Lions Clubs Essen-Werethina. De 2012 a 2016 foi bolsista da Fundação "Yehudi Menuhin Live Music Now, Rhein-Ruhr". 


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo