Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em Londrina

Virada Cultural: agenda online tem atrações para todos os gostos e idades

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
17 abr 2020 às 09:14
Grupo Tiquequê é uma das atrações infantis da Virada Cultural - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Durante o período de isolamento social, com a suspensão de eventos culturais e artísticos devido à pandemia do coronavírus, a Agenda Virada Cultural segue disponibilizando uma série de novos conteúdos abertos ao público.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, em conjunto com parceiros de Londrina, oferece acesso a uma programação ampla, organizada e totalmente gratuita, levando entretenimento e lazer de qualidade a quem está em casa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A lista é semanalmente atualizada e conta com atrações diversas, destacando produções, artistas, coletivos e projetos londrinenses, mas também com leque aberto para acervos, cursos e sites nacionais e internacionais. Ainda há uma programação especialmente voltada para as crianças.

Leia mais:

Imagem de destaque
Terá barracas de alimentação

Feira na Concha terá show de Joby Humberto nesta terça em Londrina

Imagem de destaque
Evento gratuito

Anfiteatro do Zerão em Londrina recebe festa Frootaria nesta sexta-feira

Imagem de destaque
No Ouro Verde

Quarteto de Sergio Reze faz viagem pela música brasileira no Festival de Música de Londrina

Imagem de destaque
Cultura pop asiática

Anime Friends chega a 20º edição em SP com presença de Vincent Martella, o Greg


O secretário municipal de Cultura, Caio Cesaro, enfatizou que a Virada Cultural é uma alternativa de acesso ao público, que terá a oportunidade de desfrutar a agenda ao assistir, ouvir, ler, estudar e adquirir conhecimentos sem precisar sair de casa.

Publicidade


"Neste momento de pandemia, as pessoas devem tentar ficar em suas casas ao máximo. Então, nada mais justo que a cultura vá até elas por meio das plataformas digitais. Londrina é reconhecida por ser um forte polo cultural, e grande parte dessa programação é de projetos que contam ou já contaram com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC). Essa também é uma forma de dar visibilidade a estes trabalhos e ampliar o acesso dando retorno à sociedade”, destacou.


Documentários e filmes

Publicidade


O público terá a oportunidade de assistir a diversos documentários, dentre os quais produções locais como "Memórias que não Silenciam”, que fala sobre a censura militar ao Festival Universitário de Londrina, com depoimentos e experiências compartilhadas por diversas figuras locais que viveram este período de repressão e resistência. E também "Dona Vilma”, curta que retrata a vida de Vilma Santos de Oliveira, conhecida como Yá Mukumby, líder e personagem central no movimento negro em Londrina.


A produtora londrinense Kinopus Audiovisual, que possui mais de 60 prêmios nacionais e internacionais, está disponibilizando parte de suas produções realizadas nos últimos anos. São vários curtas-metragens e outros conteúdos gratuitos. Um dos filmes é "Mister H” (2014, 23 min), escrito e dirigido pelo francês Bernard Payen, foi filmado em Londrina, em dezembro de 2013. Trata-se de uma co-produção Brasil (Kinopus) e França (Senso Films), que conquistou dois prêmios na 34ª edição do Festival International du Film d’Amiens, um dos festivais mais tradicionais da França.

Publicidade


Música


O Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) disponibiliza uma série de vídeos de concertos e shows de várias edições do evento. Já a Rádio Alma Londrina traz conteúdos radiofônicos produzidos de forma democrática e gratuita, entre notícias, programas, audioteca, web tv e podcasts. E o Projeto Banda Nova Funcart, que completou 10 anos, também conta com várias apresentações de bandas de Londrina e região em seu canal no Youtube. Entre os grupos estão o Octopus Trio, Búfalos D’água, Aminoácido, Etnyah, Sincopaduo e outros.

Publicidade


O público pode aproveitar para conhecer o trabalho musical de vários artistas, muitos deles ligados à Londrina, por meio de diversos vídeos e álbuns disponíveis pela internet. A lista reúne nomes como o compositor, arranjador e multi-instrumentista André Siqueira; o músico Bernardo Pelegrini; o pianista Cristian Budu; e as cantoras Simone Mazzer, Gisele Almeida e Carla Casarim. Tem também materiais separados de várias bandas: Abacate Contemporâneo, Grenade, Caburé Canela, entre outros.


Quem estiver interessado em fazer aulas musicais também terá opções ao alcance, mesmo de casa. A lista reúne aulas de gaita online com os professores Igor Kasuya e Gigo Blues, e de Teoria Musical com Mateus Gonsales, além da Aula Forma Musical, com conteúdos ministrados por Fernando Kozu.

Publicidade


Infantil


Para as crianças, a Virada Cultural tem agenda com histórias e brincadeiras pelas contadoras Dani Fioruci, Edna Aguiar, Luciana Guedes, Marina Bastos e Camila Genaro, e o grupo Cia Kiwi de Jaqueta. O Núcleo Ás de Paus celebra a existência milenar das pernas de pau, com registro em vídeo de brincadeiras e vivências teatrais. A Cia Clac disponibiliza o espetáculo "Berço de Espuma”, entre outros esquetes e apresentações circenses.

Publicidade


Outras opções voltada aos pequenos são os vídeos animados da Turma da Mônica, projeto Baobá – vivências pelo brincar, além dos grupos Tiquequê, Palavra Cantada e Formiga Balão.


Mais atrações


A programação ainda tem conteúdos de vários outros segmentos artísticos e culturais, com espetáculos de teatro, oficinas, palestras, cursos online, literatura, poesia, desenho, acervos de museu, capoeira, música caipira, taikô e sites diversos.


Realização


A Secretaria Municipal de Cultura promove a Virada Cultural juntamente com os Conselhos de Cultura e de Patrimônio Cultural, Comitê Municipal de Economia Criativa, SEBRAE e Arranjo Produtivo Local do Audiovisual de Londrina (APL do Audiovisual).

A agenda atualizada pode ser acessada neste link. Aqueles que desejam receber o menu por e-mail podem solicitar no contato (43) 3371-6606 (Diretoria de Ação Cultural) ou para [email protected].


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade