Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Viva Pixinguinha

Redação - Bonde
02 abr 2002 às 18:50

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No dia 23 de abril comemora-se o aniversário de Pixinguinha, que este ano estaria completando 105 anos, e também o Dia Nacional do Choro – uma data que não pode passar em branco na agenda dos amantes da boa música brasileira. Para celebrar, os músicos Sérgio Albach, João Egashira, Gabriel Schwartz e Luciano Lima estarão fazendo uma série de rodas de choro nesta terça-feira, com apresentações gratuitas às 10h na Boca Maldita, às 13h no restaurante Beto Batata (Rua Professor Brandão 678), e às 17h no Conservatório de MPB. À noite, a homenagem continua no Original Café, a partir das 21h.
Curitiba, que tem chorões históricos como Janguito do Rosário, Arlindo dos Santos, Alaor da Flauta, Walter Scheibel e grupos como o Choro e Seresta – que há mais de 25 anos toca todos os domingos na Feirinha do Largo da Ordem –, está redescobrindo o choro nos últimos anos e despertando jovens músicos para o gênero. O movimento, que começou com a vinda de nomes como Maurício Carrilho, Luís Otávio Braga, Joel Nascimento e Henrique Cazes para ministrar cursos nas Oficinas de MPB, logo conquistou instrumentistas talentosos como o clarinetista Sérgio Albach e o violonista João Egashira, que a partir daí se aproximaram dos antigos chorões curitibanos e da música de gênios como Pixinguinha, levando esta experiência para as aulas de Prática de Choro do Conservatório de MPB e formando uma nova geração de amantes do choro na cidade.

Atualmente a programação de choro em Curitiba conta com rodas comandadas por Sérgio Albach e Luciano Lima todas as quintas-feiras, às 17h, o Conservatório de MPB; todos os sábados, a partir das 13h, com o Grupo Simplicidade, no Parque Barigüi; e todos os domingos pela manhã, com o Choro e Seresta, na Feirinha do Largo da Ordem.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


As rodas programadas para comemorar o Dia Nacional do Choro estão abertas à participação de outros músicos e o repertório, que incluirá os grandes clássicos do gênero, também estará aberto aos pedidos da platéia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prestigie

Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo

Imagem de destaque
No Fiil

Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil

Imagem de destaque
Saiba mais

Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação

Imagem de destaque
Será que cola?

CCXP tem cenário da novela 'Vale Tudo' para o público fingir que é Odete Roitman

A Rádio Educativa fará uma programação especial no dia 23, tocando choro das 6h às 18h, com programas especiais sobre a vida e obra de Pixinguinha, e ainda estará transmitindo a roda de choro ao vivo da Boca Maldita, às 10h. O Original Café também homenageia o mestre do choro na noite de quarta-feira, quando Sérgio Albach interpreta Pixinguinha no Projeto Naquela Mesa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo