A maratona das vozes afinadas vai recomeçar. O Festival Unicanto de Corais, o maior do país, será lançado neste sábado, com um coquetel em Londrina junto com o CD do evento. A solenidade está marcada para às 20 horas no auditório da Paróquia Imaculada Conceição (Rua Tupi, 241).
O CD reúne os grupos vocais que participaram da edição passada. Em sua nona temporada, o Festival vai reunir regentes e cantores das mais variadas formações incluindo convidados internacionais. Entre os destaques estrangeiros figuram o Coral Cantabile (de Linburg, Alemanha), o Coro Alpi Cozie (Turim, Itália) e o Coro da Universidade de Brandon (Canadá). A expectativa é de que 30 grupos participem da jornada.
A programação, realizada em três etapas, contempla oficinas e concertos estendendo as apresentações a ''palcos'' extra-oficiais como empresas, bancos, supermercados, hospitais, asilos e praças de rua. ''O Festival virou uma referência'' - diz o maestro e coordenador do evento José Mário Tomal.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, primeira edição do Fiil debate futuro da inovação
''Nós já não precisamos correr atrás dos coros. Eles é que nos enviam seus currículos e fitas de vídeo para serem aceitos pela organização. Londrina tornou-se um pólo para a prática de canto coral na América do Sul. Hoje temos o privilégio de atrair formações do mundo inteiro para cá''.
A primeira etapa do Festival começa na próxima segunda-feira com a realização do 2º Painel Unicanto de Regência Coral, que prossegue até o dia 3 de maio. O painel marca a fase pedagógica do evento. É dirigido para regentes e tem o objetivo de atender a necessidades de reciclagem dos profissionais através de oficinas, grupos de estudo, ensaios e troca de informações.
Na década de 80, o projeto era organizado pela extinta Funarte. No ano passado, foi incorporado pelo Unicanto. Para esta edição foram montados cursos de técnica vocal (ministrado por Eládio Perez González, RJ), música renascentista (com Pedro Ferreira Costa, RN), Leitura Musical para Coros Amadores (com Naomi Munakata, SP) e Canto Gregoriano (com Jurandir Tenório, PE).
A programação prevê ainda uma apresentação de temas livres, aberta a todos os participantes que desenvolvam trabalhos específicos dentro do Canto Coral. Durante as oficinas será realizado um Master Class, no qual o Coral Unicanto de Londrina estará disponível para duas sessões de prática de Regência Coral. O Painel terá coordenação do maestro Samuel Kerr, professor de Canto Coral do Instituto de Artes da Unesp.
A segunda etapa do Festival, fase estadual, começa dia 4 de agosto. Até o ano passado, este bloco era regional, mas atendendo a várias solicitações a direção ampliou para todo o Paraná. Realizada no Espaço Cultural da ACEL, a etapa classifica oito grupos para participar da Fase Internacional, que acontecerá de 29 de outubro a 3 de novembro.
Leia mais em reportagem de Nelson Sato, na Folha de Londrina desta sexta-feira