Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Direitos de 35 novelas

SBT tem textos originais de Janete Clair até 2043, mas opta por deixar tramas na gaveta

Gabriel Vaquer - Folhapress
05 jun 2024 às 17:32
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O SBT não deverá mais usar os textos originais de novelas radiofônicas da autora Janete Clair (1925-1983), que adquiriu em 2008 para transformar em folhetins para a televisão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
A Grande Conquista

Policial participante de reality da Record é expulso por violar normas militares

Imagem de destaque
"Depois do meu especial, acabou"

Ellen DeGeneres diz a fãs que vai se aposentar depois de seu especial da Netflix

Imagem de destaque
Saiba mais

Brasileiros recriam 'Chaves' em publicidade aprovada por família de Roberto Bolaños

Imagem de destaque
Derrota para o Uruguai

Ana Maria Braga se irrita com Seleção Brasileira e solta palavrão no Mais Você

A emissora de Silvio Santos tem os direitos de uso de 35 novelas, muitas delas já escritas inteiramente pela própria Janete Clair entre os anos 1940 e 1970, seja para o rádio ou até mesmo para a televisão.

Publicidade


O acervo comprado pela TV sediada em Osasco (SP) rendeu apenas uma adaptação em 2009: a novela "Vende-se um Véu de Noiva", que não fez sucesso com o público, marcando apenas 5 pontos de média na Grande São Paulo.


O contrato do SBT pelos direitos dos textos de Janete Clair tem validade de 35 anos. Ou seja, vence apenas em 2043. A Folha de S.Paulo apurou que não há qualquer intenção ou previsão do SBT em fazer novas versões das produções.

Publicidade


Para o SBT, existe o entendimento de que os textos radiofônicos da Janeter não têm apelo com o público atualmente, e demandaria uma adaptação tamanha que poderia acabar desrespeitando a obra original.

Além disso, o SBT pretende investir em tramas para crianças nos próximos anos, por entender que o nicho ainda rende audiência e faturamento.

Publicidade


À Folha de S.Paulo, a assessoria do SBT afirma que a informação "é estratégica" e que iria revelar detalhes de seu planejamento de dramaturgia. A próxima novela do SBT será a infantil "A Caverna Encantada", que estreia em 29 de julho.


Além de histórias que foram exibidas de forma curta na extinta Rede Tupi (1950-1980) e na Globo, o acervo inclui obras que deram origem a outras adaptações de sucesso.

Publicidade


Uma delas é "Véu de Noiva" (1969), uma das primeiras novelas das oito da história da Globo. Foi esse texto que o SBT adaptou para "Vende-se Um Véu de Noiva" cerca de 15 anos atrás.


Outro exemplo de texto que o SBT tem direito é o da radionovela "A Noiva das Trevas", que serviu de base para "Direito de Amar", folhetim de Walther Negrão produzida pela Globo em 1987 para a faixa das seis, e atualmente em reprise no Canal Viva, que reexibe produções da Globo na TV por assinatura.

Publicidade


Nos próximos anos, Janete Clair deverá ser revivida por diversos fatores. Em 2025, será comemorado o centenário de seu nascimento. A Globo planeja homenagens para a autora de alguns de seus maiores êxitos, como "Irmãos Coragem" (1970) e "Pecado Capital" (1975).


Outro movimento é o remake de "Pai Herói" (1977), que será realizada pelo streaming Max, da Warner Bros Discovery. O roteiro é assinado por Renata Dias Gomes, neta de Janete Clair e do autor Dias Gomes (1922-1999).


LEIA TAMBÉM:


Imagem
Duelo de gerações do forró anima as festas juninas pelo Brasil
As festas de Santo Antônio, São João e São Pedro já estão levando a playlist do forró a um duelo.
Imagem
Ludmilla erra estado de Belo Horizonte em divulgação da turnê do Numanice
Ludmilla errou o estado de Belo Horizonte na divulgação da turnê do Numanice 3. Em razão da confusão, a prefeitura da capital mineira entrou na brincadeira.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade