Há 25 anos trabalhando como administrador do estádio Vitorino Gonçalves Dias, o VGD, sede principal do Londrina Esporte Clube, de Londrina, Edson Henrique dos Santos, 63 anos, será homenageado pela Câmara de Vereadores com o Diploma de Reconhecimento Público. A iniciativa para concessão da honraria é o do vereador Mário Takahashi (PV) e o diploma será entregue durante a sessão ordinária desta terça-feira (25/3), às 18h, no plenário do Legislativo.
Edson Henrique dos Santos nasceu em Cornélio Procópio (PR), em 13 de março de 1951. Os pais mudaram-se para a Vila Nova, na região central de Londrina, em 1959 quando o homenageado tinha oito anos. Trabalhou com a família até os 18 anos e foi contratado pela empresa Brasifrio Indústria e Comércio de Refrigeração, instalada à época rua Quintino Bocaiúva. Permaneceu na empresa mesmo após o seu fechamento parcial em 1983, até o encerramento definitivo das atividades em 1988.
O homenageado conta que passou a se envolver com os demais torcedores do clube nas atividades sociais da agremiação, quando começou a frequentar a sede campestre do Londrina, área próxima ao Jóquei Clube. Com o fechamento da Brasifrio, em 1988, Edson foi convidado pelo presidente do Londrina, Dorival Pagani e pelo diretor de Patrimônio do clube, à época, Adélcio Rosa, para cuidar das piscinas da sede campestre. No ano seguinte, em 1989, passou também a atuar na sede principal do Londrina, o VGD.
Leia mais:
Palmeiras reencontra rival egípcio, e Abel tenta quebrar tabu contra o Porto
Flamengo pega ex-time de Filipe Luís, algoz de 2014 e tunisiano no Mundial de Clubes
Brasileiro tem Botafogo com uma mão e meia na taça e Palmeiras à espera de milagre
Encabeçada pelo Londrina EC, plataforma da Squadra chega a cinco clubes
Naquela época, cerca de 50 a 60 jogadores moravam dentro do estádio e diante das dificuldades financeiras sempre corriqueiras no clube, Edson se desdobrava para garantir a alimentação, entre outras necessidades dos atletas. Nestes 25 anos de trabalho, Edson Santos sempre chegou no VGD às 7 horas da manhã, permanecendo no posto até às 22 horas, em dias normais e até em feriados e aos finais de semana. Além de gerente já foi motorista do time, da ambulância e até zelador. Atualmente, além de zelar pelo patrimônio do LEC, Edson também é responsável pelo setor administrativo da Escolinha do Tubarão.
"O Edson já chegou a trabalhar quase um ano de graça, zelando por um patrimônio público que é o VGD, quando o clube enfrentou muitas dificuldades financeiras. Pelo seu amor ao Tubarão e à cidade de Londrina é que decidimos pela homenagem", disse o vereador Mario Takahashi. E completou: "É um cidadão que dedica sua vida ao Londrina Esporte Clube, grande paixão da maioria dos cidadãos londrinenses".