O CSA-AL é o adversário do São Paulo na primeira fase da Copa do Brasil e já conseguiu uma façanha contra um grande do Estado. No mesmo torneio, em 2009, a equipe alagoana eliminou o Santos da competição com uma vitória por 1 a 0 em plena Vila Belmiro. Na ocasião, o Peixe tinha em campo Neymar, atualmente no Barcelona (ESP) e o meia Paulo Henrique Ganso, Maestro do clube do Morumbi, ambos no início de carreira profissional.
Em 2009, pela segunda rodada da Copa do Brasil, o Santos visava ao confronto das finais do Campeonato Paulista e entrou com um time misto na partida de volta do torneio nacional. Na ida, em Alagoas, empate sem gols. Já na Vila Belmiro, Júnior Amorim surpreendeu logo aos sete minutos do primeiro tempo e foi às redes. O CSA conseguiu segurar o adversário e saiu classificado. Nas oitavas, contudo, foi eliminado pelo Coritiba.
Na ocasião, Neymar começou o jogo entre os titulares do técnico Vágner Mancini, enquanto Ganso iniciara entre os reservas. Após o tento, o Peixe não conseguiu superar a retranca do adversário.
Leia mais:
Brasileiro tem Botafogo com uma mão e meia na taça e Palmeiras à espera de milagre
Encabeçada pelo Londrina EC, plataforma da Squadra chega a cinco clubes
Mercado vê alvos do Corinthians, porta aberta para Jesus e saídas no Santos
Juventude vence São Paulo dentro do Morumbis e escapa do rebaixamento
O CSA foi fundado em 7 de setembro de 1913 e é o maior vencedor do Campeonato Alagoana, com 37 conquistas. A sua sede está localizada no bairro do Mutange. A equipe tem um vice-campeonato da Taça Conmebol, em 1999, sendo o único clube do norte-nordeste do país a disputar uma final de competição internacional. O time foi vice-campeão. O atual comandante da equipe é Oliveira Canindé.