Pesquisar

Canais

Serviços

Em reforma

Após desabamento, cupins e morcegos, São Paulo reabre Memorial no Morumbi

Eder Traskini - UOL/Folhapress
16 nov 2023 às 15:00
- Divulgação/São Paulo FC
Publicidade
Publicidade

Parece inacreditável, mas o único clube brasileiro tricampeão mundial expôs seus troféus em uma sala qualquer do Morumbi durante os últimos quatro anos. O São Paulo fechou seu Memorial de Conquistas para reformas em 2019 e, desde então, o torcedor do time tricolor paulista só teve acesso aos principais troféus do clube em um espaço improvisado, sem toda a preparação e estrutura que exige a história do clube. Isso acabou no início deste mês, quando um novo e repaginado Memorial foi aberto ao público.


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

O local estava em situação precária quando o clube decidiu pela repaginação do espaço. Fechado durante a pandemia, salas anexas ganharam outros usos e troféus foram jogados, amontoados e empilhados em espaços menores até que não era mais possível acessar o local diante de tantas taças. E isso acabou em tragédia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Preparação antecipada

O que Tite está fazendo no Flamengo pensando nos desfalques da Data FIFA

Imagem de destaque
"Eu vim para tentar ajudar"

Rincón fala sobre reconstrução e diz que quer jogar Libertadores no Santos

Imagem de destaque
Após sequência de jogos

Corinthians tem 1ª semana livre com António Oliveira

Imagem de destaque
Romero marca dois

Corinthians espanta zebra, domina o Cianorte e avança na Copa do Brasil


Quando a reforma se iniciou e funcionários tentaram acessar a sala onde havia mais troféus empilhados, encontraram um cenário de destruição. Prateleiras desabaram com o peso e os cupins fizeram a festa O local era um emaranhado de lama, lascas de madeira e, no meio disso tudo, troféus. Até morcegos foram encontrados na sala diminuta.

Publicidade


O diagnóstico foi de que em alguma tempestade que atingiu o Morumbi, a água encontrou seu caminho para se infiltrar no espaço e iniciou a destruição. No dia em que a sala foi aberta, funcionários relataram à reportagem que houve choro pela história maltratada ali dentro.


Três troféus menores tiveram perda total. Por sorte, as taças eram de 3º, 4º e 5º lugares de competições de base. Outros tantos tiveram de ser reparados e restaurados. Alguns deles figuram, inclusive, em exposição no novo Memorial Tricolor.

Publicidade


NOVO MEMORIAL DO SÃO PAULO


O espaço físico é o mesmo, mas todo o restante foi modernizado. Para o lugar das legendas físicas dos troféus, TVs foram instaladas ao longo das vitrines com detalhes de cada taça ali exposta.

Publicidade


Na entrada, o torcedor passa por um corredor de telões que mostram o torcedor lotando as arquibancadas do Morumbi em áudio e vídeo. É como se você estivesse entrando no estádio e sendo recepcionado pela torcida.


Dentro do local, a primeira mesa terá óculos de realidade aumentada em um projeto que ainda está em desenvolvimento. Logo ao lado, a história do São Paulo começa a ser contada de forma cronológica com muito mais do que apenas troféus. Itens históricos de momentos importantes também integram a exposição, como a mesa onde foi assinado o documento de concessão do terreno onde hoje é o Morumbi ou a placa que imprimia os carnês que o Tricolor vendeu para finalizar as obras do estádio.


A vitrine organizada leva até o fundo do espaço onde estão os troféus das principais conquistas: taças de Brasileirões, das Libertadores, Mundiais e também da Copa do Brasil. Ao centro da exposição, itens históricos da inauguração do Morumbi criam um espaço de convivência: três bancos originais, dois refletores e o placar original.


No segundo andar há uma exposição de camisas e também troféus de outras modalidades. O projeto do São Paulo é, futuramente, ter uma loja anexa ao Memorial, máquinas de venda com autoatendimento e acesso também pela rua.


Imagem
Lucas ainda não disse sim ao São Paulo, mas já pede reforços para 2024
Nos corredores do Morumbi, todos falam a mesma língua quando o assunto é a permanência de Lucas em 2024.
Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade