A Kyocera Arena será indicada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para abrigar os jogos da Copa do Mundo 2014 na subsede do Paraná, informou nesta segunda-feira (28) o governador em exercício Orlando Pessuti. O estádio do Atlético Paranaense foi escolhido por ser um dos mais modernos do Brasil e estar próximo de atender às exigências da Fifa.
"A decisão da comissão foi consensual, porque a adequação da Kyocera Arena é um projeto viável, possível, e que não envolve a necessidade de investimento público", disse Pessuti. Ele explicou que o Poder Público não irá colocar recursos no projeto de ampliação do estádio atleticano. "Vamos cuidar do que é obrigação do Poder Público, como segurança pública e infra-estrutura, para que o Estado seja uma das subsedes da Copa", falou Pessuti.
"A Copa do Mundo não é um evento de um clube, nem de um Estado, mas de todo um País", disse o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde. "Todos ganhamos com a vinda da Copa do Mundo ao Paraná. Todos os centros de treinamento e estádios de Curitiba poderão ser necessários para abrigar as delegações, e para isso deverão ganhar melhorias. Ninguém perde com a escolha de um estádio para abrigar os jogos, mas todos perdemos se não nos unirmos para conquistar o direito de ser uma das subsedes", explicou o presidente da Paraná Esporte.
Leia mais:
Com quase 80% de chance de título, Botafogo pode ser campeão nesta quarta
Londrina EC promete ter até 15 reforços para disputar o Campeonato Paranaense
Dez são presos por emboscada a cruzeirenses; presidente da Mancha continua foragido
Por que Palmeiras está atrás na disputa pelo título? Abel explica em livro
O Brasil é o favorito a sediar a Copa do Mundo 2014, que será realizada na América, segundo o rodízio de continentes instituído pela Fifa. A Colômbia, principal concorrente da candidatura brasileira, desistiu de realizar o evento.
Dezenove estados disputam as subsedes da Copa Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Acre, Amazonas e Distrito Federal. Até o dis 31 de maio a CBF vai selecionar 12 cidades.