Uma série de reuniões a partir desta sexta-feira irá definir os rumos do time sub-20 do Grêmio e a sua relação ao profissional. Algumas situações estão se encaminhando, como o empréstimo do zagueiro Cleylton, que atuou no empate com o Brasil de Pelotas, ainda sem clube definido. Já o defensor Canavesio também pode tomar este rumo.
O zagueiro é argentino e chegou ao clube no início de 2012, no processo de internacionalização das categorias de base dos gaúchos, e jogou apenas uma partida do Gauchão, a derrota por 1 a 0 para o São José, na estreia. Depois, sentiu um problema muscular na panturrilha esquerda. Dentro do clube, goza de muito cartaz. Dirigentes acreditam que ele pode ser um ativo interessante para o futuro, seja esportivamente e seja para uma possível negociação.
O clube gaúcho já recebeu três sondagens por Canavesio. Uma é do Avaí. Outros dois clubes da Série B também procuraram o Tricolor para saber dos planos para o argentino. Há também um time da Série A interessado. As reuniões alinhavarão se Canavesio ganharia alguma chance no elenco profissional - o que é difícil, já que Enderson Moreira tem Rhodolfo, Bressa, Werley, Pedro Geromel e Saimon - ou se optará por uma negociação para dar experiência ao gringo.
Leia mais:
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
Palmeiras reencontra rival egípcio, e Abel tenta quebrar tabu contra o Porto
Flamengo pega ex-time de Filipe Luís, algoz de 2014 e tunisiano no Mundial de Clubes
Brasileiro tem Botafogo com uma mão e meia na taça e Palmeiras à espera de milagre
Há uma série de jogadores que não poderão integrar o elenco do time sub-20 em 2014, por conta da idade. O goleiro Tiago, atualmente machucado, o lateral-direito Tinga, o zagueiro Rafael Thyere, o volante Guilherme Amorim e o atacante Luan, este certo como opção para o profissional. A situação do restante será avaliada nos encontros das comissões técnicas e diretoria.
Outro ponto que pode influenciar na decisão é o número de estrangeiros. O Grêmio conta com quatro gringos no elenco principal - Barcos, Riveros, Maxi Rodríguez e Alán Ruiz - e uma hipotética contratação de outro jogador durante a temporada também barraria a possibilidade de uso do argentino.
Substituto de Canavesio nas últimas duas partida, o zagueiro Cleyton também estoura a idade do time júnior. Mas sua situação está encaminhada para uma saída por empréstimo, para ganhar experiência.