O Atlético Mineiro levou a melhor e venceu o rival Cruzeiro por 1 a 0, jogando em casa, no Independência, em Belo Horizonte, na tarde deste domingo, em partida válida pela 28.ª rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes atacaram durante todo o clássico, mas foi em um lance isolado que o atacante Fernandinho, já no fim, decidiu a partida.
Mesmo com a derrota, o Cruzeiro continua com folga na ponta da tabela, com 59 pontos, agora com dez a mais que o Grêmio, segundo colocado. Já o Atlético-MG, com a vitória, fica na quinta colocação, com 42 pontos.
O Atlético-MG entrou em campo com vários desfalques. Não puderam jogar pelos alvinegros Ronaldinho Gaúcho, Réver e Richarlyson, que ainda se recuperam de lesões. E o goleiro Vitor e o atacante Jô, que estão com a seleção brasileira para dois amistosos na Ásia.
Leia mais:
Conselho investiga acordo com antiga empresa de segurança do Corinthians
Santos tenta, mas não consegue avançar por destaque do Coritiba
Justiça mantém bloqueio de R$ 99 mil nas contas de Ronaldo Fenômeno por dívida em sua ilha no Rio
Quais figuras da política do Flamengo renascem na vitória de Bap
No primeiro tempo, as duas equipes formularam jogadas, mas não conseguiram transformar as tentativas de ataque em gols. O lance mais perigoso ficou por conta de Fernandinho. Aos 27 minutos, o atacante desceu em velocidade pela esquerda, driblou dois adversários, caiu na entrada da pequena área e ficou pedindo o pênalti, mas o árbitro Luiz Flávio de Oliveira, acertadamente, nada marcou.
As duas equipes voltaram organizadas do vestiário e com mais volume de jogo. O Cruzeiro começou atacando primeiro, mas foi o Atlético-MG, impulsionado pela torcida, que criou as melhores oportunidades de gol. Logo no primeiro minuto da etapa complementar, Ricardo Goulart entrou na área, passou pelo marcador, e chutou forte contra a meta do goleiro Giovanni, que defendeu com o braço.
Aos 28, foi a vez de outro jogador do Cruzeiro quase abrir o placar. Éverton Ribeiro chutou forte, no canto esquerdo de Giovanni, mas a bola passou rente à trave. Do lado de fora do campo, os dois treinadores travaram uma disputa paralela. Na tentativa de superar o esquema do time rival, Cuca e Marcelo Ribeiro fizeram alterações no elenco.
Depois dos 35 minutos do segundo tempo, o Atlético-MG encontrou mais espaços e passou a atacar com mais volume, oferecendo mais perigo. Fernandinho desceu novamente em velocidade pela esquerda e cruzou para a pequena área. Luan pegou de primeira e Fábio fez uma excelente defesa.
O Atlético-MG continuou atacando e, aos 40 minutos, Fernandinho decidiu a partida. Pela direita, em um lance isolado, o atacante deu uma meia-lua no zagueiro Bruno Rodrigo, na entrada da grande área, e chutou cruzado, encobrindo o goleiro Fábio, que nada pode fazer.
O próximo compromisso do Cruzeiro será na quarta-feira, quando receberá o Fluminense, no Mineirão, às 19h30. Já o Atlético-MG vai até Curitiba, enfrentar o xará, Atlético-PR, no mesmo dia, mas às 21h50.