Fechadinho e eficiente! Assim foi o Atlético Paranaense contra o Corinthians, na tarde deste domingo, na Arena da Baixada. A vitória por 1 a 0, com gol de Cléo, ocorreu por meio de um sistema defensivo eficiente, que contou com a ineficácia da equipe de Mano Menezes, que não conseguiu criar chances claras de gol.
Os primeiros 45 minutos foram marcados por um Corinthians dono da bola, mas sem objetividade nem poder de conclusão. As jogadas que foram criadas - boa parte delas pelas laterais -, não resultaram em chances de gol porque houve excesso preciosismo, além de uma passividade estranha dos jogadores.
O Furacão, por sua vez, preferiu ficar atrás da linha da bola, precavido, no aguardo de um erro dos visitantes. E conseguiu o que queria na primeira etapa. Aos 41, após um bate e rebate do lado esquerdo, Elias fez falta claríssima em Cléo dentro da área. Pênalti bem marcado. O mesmo atacante paranaense bateu, deslocou Cássio e abriu o placar na Arena da Baixada: 1 a 0.
Leia mais:
Pablo Maia, do São Paulo, cancela férias para abrir 2025 recuperado
Qual a nova geografia do Brasileirão, com paulistas em peso, recordes e ausências
Palmeiras tem caminhos definidos por futuro de três atletas
Leila quebra protocolo e 'enquadra' elenco em vestiário do Palmeiras
Após o intervalo, nenhuma mudança. O panorama da partida continuou o mesmo, com os donos da casa com uma postura bem fechada, na busca dos contra-ataques, e a equipe de Mano Menezes tentando achar espaço no lado do campo paranaense. Danilo e Romero foram colocados para ajudar do meio para frente, enquanto o Furacão trocou peças para manter o esquema.
A pressão do Corinthians era mais territorial do que prática. O sistema defensivo do Atlético Paranaense continuou superior até o último lance. Vitória de quem jogou pouco, mas usou a estratégia de se fechar e jogar por uma bola. E conseguiu.
A equipe de Mano Menezes volta a jogar na quarta-feira, pela Copa do Brasil, contra o Atlético Mineiro, na Arena Corinthians.