Em sua primeira participação no Campeonato Brasileiro, o Barueri conseguiu garantir uma vaga na Copa Sul-Americana ao empatar sem gols com o Atlético-PR, neste domingo à tarde, no Estádio Prudentão, em Presidente Prudente, pela última rodada da temporada.
O time paulista terminou com 49 pontos, em 11.º lugar, e vai disputar, pela primeira vez, uma competição internacional. Enquanto isso, o representante do Paraná ficou com 48 pontos, em 14.º lugar. Os paranaenses já estavam garantidos na Série A desde a rodada passada, mas não conseguiram a vaga na Sul-Americana.
O jogo foi disputado em Presidente Prudente porque o gramado da Arena Barueri passa por reformas. Pouco menos de 500 torcedores prestigiaram a partida.
Leia mais:
Pablo Maia, do São Paulo, cancela férias para abrir 2025 recuperado
Qual a nova geografia do Brasileirão, com paulistas em peso, recordes e ausências
Palmeiras tem caminhos definidos por futuro de três atletas
Leila quebra protocolo e 'enquadra' elenco em vestiário do Palmeiras
Armados no mesmo esquema 3-5-2, os dois times visivelmente se pouparam no primeiro tempo. E as melhores chances de gol saíram em chutes de longa distância. Aos 35 minutos, houve a "parada técnica" com dois minutos destinados à hidratação dos jogadores. O árbitro mineiro Ricardo Marques Ribeiro acabou exagerando nos acréscimos, indo até os 53 minutos.
Na volta para o segundo tempo, Antônio Lopes tentou deixar o time paranaense mais ofensivo com as entradas de Renan e Wallyson nas vagas de Bruno Costa e Marcelo, respectivamente. O Barueri, porém, adiantou a marcação e passou a focar as laterais do campo.
O jogo ficou mais aberto e, aos 10 minutos, Flavinho teve a melhor chance de abrir o placar. Ele passou por três adversários e, dentro da área, acertou a trave esquerda de Galatto.
Nessa altura, porém, o Goiás tinha virado o placar em cima do Vitória, resultado que deixava, naquele momento, tanto Barueri como Atlético-PR com vagas na Copa Sul-Americana. O jogo então passou a ser disputado em ritmo de amistoso, mesmo depois que o Vitória conseguiu o empate, o que tirou o Atlético da briga pela sul-americana.