Ainda detentor da última Liga dos Campeões e atual campeão do Mundial de Clubes da Fifa e do Campeonato Alemão, o Bayern de Munique também é o clube que deve liberar o maior número de jogadores para a Copa do Mundo. Por meio de seu site oficial, a Fifa divulgou, nesta sexta-feira, as listas com os 30 jogadores de todas as seleções que irão disputar o Mundial de 2014 no Brasil. Ao todo, o time da Baviera possui 17 atletas.
Dos 30 convocados pela seleção alemã, o técnico Joachin Löw convocou sete jogadores do clube bávaro (Manuel Neuer, Philipp Lahm, Mario Götze, Jérôme Boateng, Bastian Schweinsteiger, Thomas Müller e Toni Kroos). Além deles, dois espanhóis (Javi Martínez e Thiago Alcântara), um croata (Mario Mandzukic), um belga (Daniel Van Buyten), um suíço (Xherdan Shaqiri), um norte-americano (Julian Green), um holandês (Arjen Robben) e um francês (Franck Ribéry), foram os outros atletas da equipe que devem representar seus países no Mundial.
Eleito melhor zagueiro do Campeonato Alemão passado e um dos principais reservas de Luiz Felipe Scolari, Dante já foi confirmado pelo técnico da seleção na Copa. Mesmo estando fora da lista dos 23, Rafinha, outro brasileiro da equipe alemã foi convocado pelo treinador do Brasil para fazer parte da lista dos sete atletas que serão opções extras.
Leia mais:
Brasileiro tem Botafogo com uma mão e meia na taça e Palmeiras à espera de milagre
Encabeçada pelo Londrina EC, plataforma da Squadra chega a cinco clubes
Mercado vê alvos do Corinthians, porta aberta para Jesus e saídas no Santos
Juventude vence São Paulo dentro do Morumbis e escapa do rebaixamento
O segundo colocado na lista com times que cederam mais jogadores é o Manchester United. Mesmo em uma temporada conturbada, em que ficou apenas na sétima posição do Campeonato Inglês, o time possui 16 atletas de seu elenco entre os pré-convocados para a Copa. Ao todo, são seis ingleses, dois belgas, dois espanhóis, além de um francês, um holandês, um equatoriano, um mexicano, um português e um japonês.
LISTA FINAL
A partir da relação inicial, sete nomes precisarão ser cortados até o dia 2 de junho para que as relações finais de 23 jogadores, necessariamente com três goleiros, sejam definidas. A Fifa explicou que um jogador da lista definitiva só poderá ser substituído se ele sofrer uma grave lesão até 24 horas antes do primeiro jogo da fase de grupos da sua equipe.
A contusão, porém, precisará ser confirmada pelo Comitê Médico da entidade. Nesse caso, o jogador substituto não precisará estar necessariamente na lista provisória, que foi publicada no site da entidade nesta sexta-feira.