A Uefa anunciou nesta quinta-feira a lista de dez candidatos ao prêmio de melhor jogador da Europa na temporada 2013/2014. Embora o Real Madrid tenha faturado a última Liga dos Campeões, o Bayern de Munique é o clube com maior número de indicados. São quatro ao total: o holandês Arjen Robben e os alemães Philipp Lahm, Thomas Müller e Manuel Neuer.
Já o time madrilenho conta com Cristiano Ronaldo e o argentino Ángel Di María entre os dez finalistas. Entre eles, o astro português figura como grande favorito ao prêmio de melhor jogador da Europa, até porque foi o artilheiro da última Liga dos Campeões e consequentemente decisivo para a conquista do título europeu.
Os outros quatro finalistas ao prêmio são o argentino Lionel Messi, do Barcelona, o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa, ex-Atlético de Madrid e hoje no Chelsea, o colombiano James Rodríguez, do Monaco, e o uruguaio Luis Suárez, ex-Liverpool, que acaba de ser contratado pelo Barcelona.
Leia mais:
Palmeiras tenta tirar Brasileiro 'praticamente definido' do Botafogo
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Os três finalistas desta votação serão conhecidos no dia 14 de agosto. Duas semanas depois, no dia 28, a Uefa irá eleger o melhor jogador europeu da temporada passada na mesma cerimônia na qual serão sorteados os grupos da Liga dos Campeões 2014/2015.
Um júri de jornalistas de cada associação filiada à Uefa participou da votação, que é feita por meio de um sistema eletrônico. Ao total, 35 jogadores foram indicados para participar desta eleição, sendo que entre eles Neymar, do Barcelona, e Thiago Silva, do Paris Saint-Germain, figuravam como únicos brasileiros.
Entre os dez finalistas desta votação, Diego Costa e Suárez foram avaliados, obviamente, pelo desempenho que tiveram respectivamente no Atlético de Madrid e Liverpool, pois acabam de mudar de clube. Já a presença de James Rodríguez nesta última lista chamou atenção, pois ele não teve desempenho tão destacado pelo Monaco na temporada passada, na qual a equipe francesa não conquistou nenhum título. Depois disso, o jogador brilhou como artilheiro da Copa do Mundo, com seis gols, mas essa performance não é levada em conta para a votação da Uefa.