Em uma partida disputada, o Bayern de Munique venceu, de virada, o Manchester City por 2 a 1, nesta quinta-feira, e faturou o título da Copa Audi. O grande herói da primeira conquista de Guardiola no clube bávaro foi Mandzukic, autor do segundo gol alemão. Negredo, para os visitantes, abriu o placar. Müller, em pênalti duvidoso, deixou tudo igual.
O JOGO
Com uma equipe próxima da titular, o Bayer teve início fulminante. Foram 15 minutos onde o adversário mal viu a corta bola. Período típico dos times de Guardiola: posse de bola, passes rápidos e pressão na saída rival. Esses fatores fizeram com que a equipe bávara tivesse, pelo menos, duas ótimas chances. A melhor veio no pé de Ribéry, que o goleiro Pantilimon salvou.
Contudo, nem tudo era fácil para os donos da casa. O City, com algumas mudanças em relação a vitória sobre o Milan, costruiu um bom ferrolho defensivo, dificultando a entrada adversária em sua área. Mesmo assim, em grande parte do primeiro tempo, os ingleses tiveram dificuldades de encaixar alguma boa jogada.
Leia mais:
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
Palmeiras reencontra rival egípcio, e Abel tenta quebrar tabu contra o Porto
Flamengo pega ex-time de Filipe Luís, algoz de 2014 e tunisiano no Mundial de Clubes
Brasileiro tem Botafogo com uma mão e meia na taça e Palmeiras à espera de milagre
O cenário acabou mudando um pouco na parte final da primeira etapa. Apostando em contra-ataques e lançamentos, os ingleses conseguiram, enfim, levar perigo. A melhor chance aconteceu em um chute de Jovetic. Negredo, com uma cabeçada, também assustou. Contudo, ficou claro o domínio do Bayern na primeira parte da decisão.
No segundo tempo, entretanto, o cenário foi completamente diferente. Aproveitando o ritmo antes do intervalo, o City partiu pra cima. Os Citzens criaram, pelo menos, duas grandes chances. A melhor delas com Negredo, que obrigou o goleiro Neuer a realizar uma grande defesa a queima-roupa. O Bayern, por sua vez, ainda tinha a posse de bola, mas sem muita criatividade.
De tanto insistir os visitantes abriram o marcador. Nasri fez ótimo passe para Negredo, que ganhou na corrida de Javi Martínez e chutou sem chances para Neuer. A desvantagem acordou o time bávaro. E pouco depois, em um lance duvidoso, o árbitro Wolfgang Stark marcou pênalti de Zabeleta. Müller cobrou com categoria e empatou.
Com o jogo aberto, as duas equipes investiram em jogadas rápidas. Mais organizado com a igualdade, os comandados de Pep Guardiola chegaram a virada com Mandzukic. O atacante, aliás, deu nova dinâmica ao setor ofensivo, mostrando que pode ganhar vaga no time titular. Prova disso é que ele ainda carimbou a trave do goleiro Pantilimon.
No fim, Dzeko teve a chance do empate, mas esbarrou em uma grande defesa de Neuer. No fim, título da Copa Audi para o Bayern e uma certeza: Guardiola vai precisar de tempo para ajustar, totalmente, sua filosofia no elenco. Mesmo assim, é forte candidato aos títulos da temporada. O City, um degrau abaixo, também tem tudo para conseguir alcançar objetivos na Inglaterra e na Europa.