O Zenit foi o primeiro time mandante a marcar nas oitavas de final da Liga dos Campeões. Mas o gol pouco serviu, pois o Borussia Dortmund manteve a sina dos visitantes, deixando São Petersburgo com uma vitória por 4 a 2. A boa vantagem da equipe alemã já havia sido construída com menos de 10 minutos de partida. Antes mesmo do Zenit acordar para o jogo, o Dortmund já vencia por 2 a 0, gols de Mkhitaryan e Reus.
O fato de ter ficado dois meses sem jogar uma partida oficial parecia estar pesando para a equipe russa. Afinal, enquanto o Borussia Dortmund voava em campo, o Zenit ainda parecia estar no vestiário. O Zenit demonstrava enorme dificuldade em ir para o ataque. Hulk, o melhor da equipe, tentava sozinho e foi o único da conseguir dar um chute a gol no primeiro tempo.
A partida, que seguia em ritmo modorrento, ganhou uma nova velocidade no segundo tempo. O Zenit parecia que tinha tomado uma poção mágica no intervalo, e descontou logo aos 12 minutos com Shatov. A reação fez o Borussia Dortmund acordar. Na subida seguinte dos alemães ao ataque, Lewandowski completou o cruzamento de Piszczek e marcou o terceiro.
Leia mais:
Futebol paranaense não terá nenhum representante na elite do Brasileiro depois de 34 anos
Oscar é opção para setor onde o goleador Luciano deixou dúvidas no São Paulo
Mancha se pronuncia sobre renúncia de presidente e diz como será dirigida
Flamengo elege novo presidente com estádio e finanças no centro do debate
O Zenit, porém, seguia na luta para diminuir o prejuízo. Fayzulin entrou na área aos trancos e barrancos, foi derrubado e o árbitro marcou pênalti. Hulk mandou uma cacetada na cobrança e desconteu. O brasileiro marcou em sua partida de número 400 como profissional.
Mas o Borussia Dortmund não estava a fim de deixar a Rússia sem uma confortável vantagem. A defesa do Zenit mais uma vez foi pega desorganizada. Reus roubou de Tymoshchuk e tocou para Lewandowski fazer o quarto gol.