O Botafogo nem esperou a final da Copa Sul-Americana, que vai decidir se o clube estará ou não na fase preliminar da Copa Libertadores do ano que vem, para anunciar que Oswaldo de Oliveira não fica no ano que vem. Com isso, o treinador tem tudo para acertar com o Santos para 2014.
Oswaldo ficou dois anos em General Severiano. Ele foi anunciado pelo clube logo após a última rodada do Campeonato Brasileiro de 2011 e assumiu a equipe para a temporada 2012. No primeiro semestre daquele ano, fazia campanha invicta até perder a primeira partida da decisão do Estadual para o Fluminense. No meio de semana seguinte caiu diante do Treze-PB, na Copa do Brasil, e logo em seguida viu o rival tricolor ganhar o Carioca.
Para o segundo semestre, a diretoria contratou o holandês Seedorf e confiou que o Botafogo podia ser campeão. O time até brigou pela classificação à Libertadores, mas caiu de rendimento. Na Sul-Americana, parou diante do Barueri.
Leia mais:
Artilheiro e manutenção de elenco estão entre os planos do Corinthians para 2025
Mesmo com Facundo, Palmeiras ainda busca uma estrela para vestir a camisa 9
Claudinho quer jogar no Santos em breve
Estêvão diz que vai realizar sonho ao enfrentar Messi no Mundial de Clubes
Apesar da falta de títulos, Oswaldo foi mantido no cargo. Com ele como treinador, a equipe conquistou com sobras o título carioca, vencendo os dois turnos. O time ainda liderou o Brasileirão por algumas rodadas antes de cair de produção. Na Copa do Brasil, foi eliminado pelo arquirrival Flamengo.
Quarto colocado do Brasileirão, o Botafogo vai à fase preliminar da Libertadores se a Ponte Preta não ganhar a Sul-Americana. A final do torneio acontece quarta-feira, na Argentina.