O Brasil voltará a abrigar um Mundial de judô após um hiato de 42 anos. Nesta segunda-feira, em Osaka, no Japão, a Federação Internacional de Judô escolheu o Rio de Janeiro como sede do evento em 2007.
Foi o segundo torneio de grande porte dos esportes ditos amadores que o Rio pleiteou utilizando como sustentáculo a estrutura prometida para os Jogos Pan-Americanos de 2007.
Em julho, a cidade tentou abrigar o Mundial de Desportos Aquáticos, mas a australiana Melbourne levou a melhor.
Leia mais:
Pablo Maia, do São Paulo, cancela férias para abrir 2025 recuperado
Qual a nova geografia do Brasileirão, com paulistas em peso, recordes e ausências
Palmeiras tem caminhos definidos por futuro de três atletas
Leila quebra protocolo e 'enquadra' elenco em vestiário do Palmeiras
Nesta terça-feira, o Brasil disputava o posto de cidade-sede com Amsterdã, na Holanda, que acabou retirando sua candidatura.
A decisão quebrou um longo jejum. O país recebeu um Mundial de judô pela última vez em 1965. Na oportunidade, o Rio também hospedou o torneio.
Os combates do campeonato devem ser realizados no complexo esportivo do autódromo de Jacarepaguá, cujas obras não foram iniciadas. Lá, também serão realizadas as disputas do Pan-Americano na modalidade.
Após a escolha da sede do Mundial de 2007, Osaka começa agora a receber os judocas para a edição deste ano do torneio, que tem início nesta quinta-feira.
Os brasileiros tentam apagar a má campanha do Mundial de 2001, disputado em Munique. Da Alemanha, o país não trouxe nenhuma medalha e realizou sua pior participação desde 1991.
Informações Folha Online