Pesquisar

Canais

Serviços

Disputa pelo 3º lugar

Brasil e Holanda se enfrentam pela quinta vez em Copas

Agência Estado
09 jul 2014 às 22:39
Publicidade
Publicidade

A seleção brasileira reencontrará seu algoz na Copa de 2010 no próximo sábado, em Brasília, na decisão do terceiro lugar. Será o quinto confronto entre Brasil e Holanda na história dos Mundiais - a equipe holandesa leva a melhor, com duas vitórias (em 1974 e 2010) e sete gols marcados. O time brasileiro venceu o rival em 1994, nos Estados Unidos. Quatro anos depois, o Brasil eliminou os holandeses nos pênaltis e garantiu uma vaga na final. No total, o ataque brasileiro fez cinco gols.

O primeiro confronto ocorreu na segunda fase do Mundial da Alemanha, há 40 anos. Na ocasião, a vitória daria a vaga na final do torneio ao Brasil. Maior destaque daquela Copa, a Holanda fez 2 a 0 na equipe treinada por Zagallo. Neeskens marcou o primeiro, aos 5 minutos do segundo tempo, encobrindo o goleiro Leão. Cruyff ampliou 15 minutos depois.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O troco do Brasil ocorreu depois de 20 anos. Em jogo, uma vaga na semifinal do Mundial de 1994. Em Dallas, Romário e Bebeto colocaram a seleção brasileira na frente. Bergkamp e Winter empataram em 12 minutos. A nove minutos do fim, Branco, de falta, marcou o terceiro gol brasileiro. Com a vitória por 3 a 2, a equipe treinada por Parreira conseguiu voltar à disputa por um lugar na final de Copa do Mundo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Série A

Brasileirão 2024 terá 134 estrangeiros; veja os números por país

Imagem de destaque
Palmeiras

Raphael Veiga cita aprendizado com Kaká e muda em campo para ser mais decisivo

Imagem de destaque
Indefinido

Paulinho surpreende e ganha sobrevida no Corinthians, mas não sabe do futuro

Imagem de destaque
Morelos

Santos pode usar caso de Lucas Lima para negociar jogador de maior salário


Em 1998, novo confronto decisivo. Na semifinal da Copa da França, a vitória brasileira veio nos pênaltis, com uma brilhante atuação de Taffarel - o goleiro defendeu as cobranças de Cocu e Ronald de Boer. O Brasil foi à decisão contra os anfitriões após um empate por 1 a 1 em 120 minutos de jogo.


Há quatro anos, na África do Sul, o Brasil acabou eliminado pelos holandeses pela segunda vez em um Mundial. O time brasileiro saiu na frente ainda no primeiro tempo, com Robinho. Sneijder, porém, marcou dois gols na etapa final e deu a vitória à Holanda.

DISPUTA - A seleção holandesa disputará a decisão do terceiro lugar da Copa pela segunda vez na história. Em 1998, a Croácia bateu a equipe por 2 a 1. Já o Brasil fará seu quarto confronto nesta fase. O time venceu a Suécia em 1938 (4 a 2) e a Itália em 1978 (2 a 1). Na Copa de 1974, a seleção brasileira foi derrotada pela Polônia, por 1 a 0.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade