Enquanto no Brasil muitos clubes ajudam a financiar torcidas organizadas violentas e as autoridades fazem empurra-empurra de responsabilidades, na Escócia o Celtic deu o exemplo. Nesta segunda-feira, anunciou que 128 torcedores que se envolveram numa confusão na sexta-feira estão banidos dos jogos do clube, seja no Celtic Park ou fora de casa.
A decisão foi tomada porque torcedores do Celtic depredaram parte do Fir Park Stadium, do Motherwell, em partida do Campeonato Escocês na sexta-feira. Eles deixaram prejuízo de 10 mil libras e ainda atiraram rojões no campo - um deles quase acertou o goleiro adversário.
"Acontecimentos como esse não representam a torcida do Celtic ou o clube. Esses acontecimentos nos envergonham e são absolutamente indefensáveis", diz a diretoria escocesa, em nota.
Leia mais:
Athletico tem fim triste e é rebaixado no ano do centenário
Botafogo joga por empate para acabar com jejum de 29 anos no Brasileirão
Palmeiras tenta tirar Brasileiro 'praticamente definido' do Botafogo
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
Esses 128 torcedores estão impedidos preventivamente de entrarem em partidas que envolvam o Celtic, sendo na casa da equipe ou como visitante e já vale para o jogo contra o Barcelona, quarta-feira, pela Liga dos Campeões, no Camp Nou.
"Temos certeza que nossos torcedores vão entender a posição do clube e que vão se unir a nós à medida que avançarmos contra os vândalos", completa a nota do Celtic. A diretoria ainda eliminou 250 lugares no setor do seu estádio que é destinado à organizada que se envolveu na depredação.