Cerca de 4 mil atletas de rua devem participar nesta sexta-feira (21) em Maringá da 32ª Prova Rústica Tiradentes. Dois mil deles disputarão a prova principal, ao percorrer 10 mil metros. Dentre os participantes, a prova contará com a presença de dois quenianos e nomes de destaque no atletismo nacional.
Na categoria feminino, disputam, entre outros nomes, Marizete de Paula Rezende, campeã da prova em 2003, Luzia de Souza Pinto, 3ª colocada da Tiradentes de 2005, Maria Cristina Vaqueiro, 2º lugar na disputa em 2003, Cleuza Maria Irineu, vencedora da prova em 1998 e Marlene Fortunato Teixeira, que já recebeu a 4ª colocação na corrida.
Na categoria masculino, disputam os quenianos Joseph Kibwott Ngetich e Timon Kiplagat Biwott. Além deles, destaques nacionais como Rildo Alves do Nascimento, José do Nascimento, Paulo Alves dos Santos e João Ferreira de Lima também competem. Uma das grandes apostas é o tetracampeão Elenilson Silva, que venceu a Tiradentes em 1997, 1998, 1999 e 2001. Ele também se destacou em mais duas edições da prova, quando obteve 4º e 6º lugares. As sprovas principais terão largada às 15h30.
Leia mais:
Palmeiras tenta tirar Brasileiro 'praticamente definido' do Botafogo
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
As provas terão como local de largada a Avenida XV de Novembro, em frente ao Paço Municipal. A prova principal segue em direção à XV de Novembro - Parque do Ingá - Avenida Anchieta - Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira - Avenida Laguna contornando o Parque do Ingá. O retorno será pela Avenida XV de Novembro até a Praça Presidente Keneddy. Em seguida, os atletas entram na rua Parigot de Souza até o Parque dos Pioneiros (Bosque 2) seguindo a Avenida Nobrega -Juscelino Kubitschek de Oliveira - Avenida Itororó - Nobrega. Eles retornam à na Parigot de Souza até a Praça Presidente Keneddy, e voltam à Avenida XV de Novembro até o Paço Municipal.
Desde 1997 a prova faz parte do calendário da Confederação Brasileira de Atletismo e, desde então, os corredores podem marcar pontos para o ranking de corredores de ruas.
Informações da Prefeitura de Maringá