O francês Jerome Champagne confirmou nesta segunda-feira a sua candidatura para a eleição presidencial da Fifa, marcada para maio do ano que vem. Ex-dirigente da entidade, ele divulgou comunicado para garantir sua chapa na disputa contra o suíço Joseph Blatter, que ocupa o cargo desde 1998 e vai tentar mais um mandato.
Champagne já tinha anunciado sua candidatura em janeiro, na época em que Blatter ainda não tinha confirmado que concorreria a mais uma reeleição, o que só aconteceu recentemente. Mas, mesmo diante do forte opositor, o francês manteve sua intenção, conforme revelou em carta enviada às 209 federações filiadas à Fifa.
"Meu mais sincero desejo desde o início tem sido apresentar minha candidatura com desejo de um debate justo e transparente", escreveu Champagne na carta, antes de defender que haja eventos de campanha televisionados "em uma escala global e/ou continental".
Leia mais:
Botafogo joga por empate para acabar com jejum de 29 anos no Brasileirão
Palmeiras tenta tirar Brasileiro 'praticamente definido' do Botafogo
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
Ainda na carta divulgada nesta segunda, o francês garantiu que pode ser o responsável por modernizar a principal entidade do futebol mundial. "Precisamos decidir se queremos continuar com polarização econômica atual, e os desequilíbrios esportivos que traz em seu rastro, ou desejamos reequilibrar o jogo."