Roma, Milan, Inter de Milão e Torino foram advertidos nesta segunda-feira por causa de cânticos de suas torcidas, considerados preconceituosos, contra o Napoli, atual vice-líder do Campeonato Italiano.
Pela decisão, os quatro times teriam que jogar sua próxima partida em casa com parte das arquibancadas fechadas. No entanto, a punição ficará suspensa por um ano e só será implementada caso a torcida das equipes voltem a ofender o Napoli.
A punição se deveu a "discriminação territorial", segundo definição dos responsáveis pelo Campeonato Italiano. Na rodada do fim de semana, torcedores dos quatro clubes exibiram faixas ofensivas contra a torcida napolitana. "Que o [vulcão] Vesúvio lave-os com seu fogo", dizia um dos cânticos.
Leia mais:
Botafogo joga por empate para acabar com jejum de 29 anos no Brasileirão
Palmeiras tenta tirar Brasileiro 'praticamente definido' do Botafogo
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
As ofensas foram constatadas nas seguintes partidas: Roma x Napoli, Milan x Udinese e Torino x Inter de Milão. Milan, Inter e Roma foram ainda multados em 50 mil euros. A organização do campeonato não revelou se as multas também ficarão em suspenso, até nova infração dos torcedores.