Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Jogos Olímpicos de Tóquio

COI define que futebol masculino em Tóquio será sub-24

DEMÉTRIO VECCHIOLI
16 jul 2020 às 17:35

Compartilhar notícia

- Freepik
Publicidade
Publicidade

O Comitê Olímpico Internacional (COI) fechou nesta quarta-feira (15) os critérios de classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que foram adiados para o ano que vem. No futebol, em comum acordo com a Fifa, ficou definido que o torneio vai manter os critérios de elegibilidade que valeriam para 2020. Ou seja, que a competição masculina será para atletas de até 24 anos, com as usuais três exceções.

Por mais que seja comum descrever o torneio olímpico masculino como sendo "sub-23", na prática não é a idade do atleta que determina sua elegibilidade, mas sua data de nascimento. Para Tóquio-2020, a regra é ter nascido a partir de 1º de janeiro de 1997. Esse critério continua valendo para a Olimpíada disputada no ano que vem, quando Gabriel Jesus, por exemplo, já terá 24 anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A manutenção dessa regra era um dos princípios anunciados pelo COI assim que a Olimpíada foi adiada. A ideia sempre foi que os mesmos atletas que disputariam os Jogos em 2020 continuassem aptos a competir em 2021. O boxe, por exemplo, também manteve sua regra. A competição poderá ser disputada, no ano que vem, por nascidos entre 1º de janeiro de 1980 e 31 de dezembro de 2002.

Leia mais:

Imagem de destaque
Quem leva?

Vini Jr. disputa The Best contra Messi, aposentado e mais

Imagem de destaque
Pagamento de estádio

Vaquinha congestiona site, arrecada quase R$ 8 mi em 24h e anima Corinthians

Imagem de destaque
Assista

Marta concorre ao Prêmio Marta de gol mais bonito no feminino

Imagem de destaque
Volante

Atuesta volta ao Palmeiras após empréstimo ao LAFC, mas não deve ficar


Essas regras já haviam sido aprovadas por uma força-tarefa do COI em abril e agora foram validadas após reunião do Conselho Executivo. O Brasil já está classificado, depois de ser vice-campeão do Pré-Olímpico disputado no começo do ano.
Além da seleção brasileira, a América do Sul será representada pela Argentina. Os asiáticos terão como representantes, além do Japão, como dono da casa, as seleções da Arábia Saudita, a Coreia do Sul e a Austrália, que fica na Oceania, mas compete nas eliminatórias da Ásia.

Já os africanos serão representados pela Costa do Marfim, pelo Egito e pela África do Sul. Na Oceania, o representante será a Nova Zelândia. Por fim, a Europa mandará quatro representantes. A Alemanha, rival do Brasil na final da Rio-2016, a Espanha, a França e a Romênia são as seleções classificadas. Só falta serem definidos os representantes da Concacaf. O Pré-Olímpico começaria em 20 de março, mas foi cancelado, uma semana antes, por causa da pandemia.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade