Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Confirmado!

COL lança catálogo com 83 CTs para a Copa do Mundo

Agência Estado
29 out 2013 às 16:30

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

O COL (Comitê Organizador Local) lançou nesta terça-feira, em São Paulo, um catálogo com os 83 centros de treinamentos que estão aptos a receber as seleções nacionais antes da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Cada uma das 32 equipes que se classificarem para o Mundial poderá utilizar um desses centros.

A grande ausência na lista é do Centro de Treinamento do Palmeiras, vizinho ao do São Paulo, na Barra Funda (zona Oeste da capital paulista), onde aconteceu o lançamento do catálogo. A Academia de Futebol é um dos COTs (Centro Oficial de Treinamentos), que podem ser usados pelas equipes durante a Copa, na véspera das partidas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que é palmeirense e estava presente ao evento, brincou com o fato. "Eu vi a lista agora. O São Paulo tem dois CTs. Palmeiras tinha um, mas saiu. Sinceramente não sei o que aconteceu. Acho que a fase não está boa. É a Série B dos CTs", disse o ministro, em tom pouco diplomático.

Leia mais:

Imagem de destaque
Supercopa Paraná de Verão

Com gols de Kevyn e Icaro, Londrina EC vence o Maringá em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Ex-Portuguesa

Zagueiro Marco Antônio é o novo contratado do Londrina EC

Imagem de destaque
Mundial

Ancelotti confirma Mbappé no Qatar e pede tempo a Endrick

Imagem de destaque
Análise

Saída de dois jogadores do São Paulo cumpre 60% de meta de economia salarial


O Estado de São Paulo concentra o maior número de centro de treinamentos credenciados. O São Paulo tem seus dois CTs inscritos: Cotia e Barra Funda. Santos e Corinthians oferecerão às seleções os centros de treinamentos de suas equipes profissionais, respectivamente o CT Rei Pelé e o CT do Parque Ecológico.

Publicidade


Na divisão por regiões, foram escolhidos quatro CTs no Norte, sete no Nordeste, três no Centro-Oeste, 47 no Sudeste e 22 no Sul. "Temos um programa de nacionalização da Copa e das Olimpíadas. Os Centros de Treinamento constituem uma oportunidade de redistribuição desses benefícios. Consolidar essas cidades como CTS, ainda que algumas não sejam escolhidas por uma seleção, coloca o local numa lista importante, inclusive para outros eventos", afirmou Rebelo.


"Com essa lista, temos o primeiro mapeamento técnico da infraestrutura nacional, que servirá como referência, por muito tempo, para um país que está aproveitando a Copa para modernizar as arenas e seus centros de treinamento. Para as cidades escolhidas, será a oportunidade de visibilidade e de incremento do turismo e de investimentos", afirmou o presidente do COL, José Maria Marin.

Publicidade


Durante o processo de seleção, 403 locais foram inscritos. Ao todo, as equipes da Fifa e do COL inspecionaram 281 campos em 25 estados e no Distrito Federal. A listagem final trouxe a inclusão de 16 novos CTs em relação à versão anterior, que continha 70.


As novidades são dois em João Pessoa (PB) e Foz do Iguaçu (PR), um em Aracaju (SE), Cachoeirinha (RS), Gravataí (RS), Sete Lagoas (MG), Rio de Janeiro (RJ), Bragança Paulista (SP), Sorocaba (SP) e Porto Feliz (SP), além dos dois CTs do São Paulo e o do Atlético-MG, que inicialmente não haviam se interessado em ceder seus espaços. Da mesma forma, a Granja Comary, casa da CBF, foi incluída.

Por outro lado, além do CT do Palmeiras, também a Vila Olímpica do Corpo de Bombeiros, em Brasília, foi retirada. Uma estrutura em Florianópolis foi retirada por problemas ambientais.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade