O Tubarão está na próxima fase da Copa do Brasil. Na noite desta quinta-feira (10), no Heriberto Hülse, o Criciúma chegou a abrir 2 a 0, que levava a decisão da vaga para os pênalti. Entretanto, aos 47 minutos da etapa final, Maicon Silva balançou as redes e decretou a classificação do Londrina.
"A força do grupo foi provada hoje. Nesses momentos mostramos nossa determinação. Eles conseguiram fazer dois gols, mas o Maicon Silva fez o gol salvador que nos colocou na próxima fase", afirmou o zagueiro Dirceu, que entrou no decorrer da partida. "Faltou respeito da parte do Criciúma que nos menosprezou em muitos momentos. A partida se ganha dentro de campo e não fora dele", cutucou Diogo Roque.
Na segunda fase da competição, o Londrina enfrentará o Grêmio Barueri. A agremiação paulista empatou sem gols com o Goianésia (GO) na Arena Barueri, na noite de quarta, e ficou com a vaga pelo critério de gols marcados fora de casa na partida de ida, que terminou em 2 a 2.
Leia mais:
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
São Paulo pode devolver Jamal ao Newcastle e abrir 2025 com só um lateral
'Corroendo por dentro', diz Gabigol sobre sofrimento com Tite no Flamengo
Brasília quer sediar final da Libertadores 2025, diz presidente da Conmebol
Após a classificação na Copa do Brasil, o Londrina agora viaja direto para Maringá para, no domingo (13), disputar a partida de volta da decisão do Campeonato Paranaense. No primeiro confronto houve empate de 2 a 2. O Criciúma, por sua vez, volta a jogar somente no dia 20, às 18h30, contra o Palmeiras, em casa, pela estreia no Campeonato Brasileiro da Série A.
O JOGO
Visando a disputa do Campeonato Paranaense no próximo domingo, Cláudio Tencati poupou seis jogadores considerados titulares – Maicon Silva, Dirceu, Gilvan, Celsinho, Arthur e Bidía. Com um time misto e jogadores que estreiam na equipe principal como o lateral-direito Lucas Ramon e o zagueiro Mateus, o Tubarão segurou a pressão do Criciúma.
Desde o início do confronto, o Tigre partiu para cima do Tubarão visando reverter a vantagem alviceleste. Logo aos 10 minutos, o goleiro Vítor, do Londrina, recebeu cartão amarelo por demorar na reposição do tiro de meta.
Confira como foi o lance a lance da partida
Dez minutos mais tarde, o Londrina levou um susto. Após escanteio, a bola sobrou para Lucca, que cabeçou para Grolli afastar a bola em cima da linha. Aos 25, o Tubarão teve a chance de abrir o marcador. A defesa do Criciúma errou e Joel chutou forte, perto do gol de Bruno.
Aos 28, após cruzamento de Silvinho, Paulo Baier desviou e Grolli salvou o Londrina. Aos 31, a torcida do Tigre fez a festa. A defesa alviceleste bobeou e, após passe de Paulo Baier, Silvinho tentou por duas vezes até conseguir inaugurar o placar.
O Tigre continuou pressionando e, aos 36, após escanteio, Escudero cabeceou e a bola passou perto do gol de Vítor. O Londrina tentou igualar as ações e conquistar o empate, no entanto, não conseguiu. No primeiro tempo, Escudero e Lucca receberam amarelo pelo time da casa enquanto Grolli levou amarelo pelo Tubarão.
No segundo tempo, o Criciúma continuou sufocando o Londrina. Aos 5 minutos, Silvinho chutou forte e obrigou o goleiro do Londrina a fazer uma linda defesa evitando o segundo gol do Tigre.
Nos minutos seguintes, o Tubarão perdeu dois jogadores com lesão – Mateus e Lucas Ramon que foram substituídos por Dirceu e Maicon Silva, respectivamente. Já o Criciúma aproveitou as mudanças do adversário e também fez algumas alterações. Saíram Everton e Giovanni e entraram Vítor e Ezequiel.
O Londrina conseguiu segurar o Criciúma até aos 42 minutos. Após rápida cobrança de lateral, Vítor chutou e, ao tentar tirar o perigo, Grolli balançou as próprias redes. No lance seguinte, o time paranaense descontou com o Grolli, porém, a arbitragem anotou impedimento do zagueiro.
O jogo se encaminhava para as cobranças de penalidades e Cláudio Tencati já trabalhava nos bastidores para definir os batedores do Londrina. Porém, aos 47 minutos, Maicon Silva fez bela jogada pela direita e, com calma, tocou na saída de Bruno, decretando a classificação do Londrina na Copa do Brasil.