Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Troca de jogadores

Como Corinthians transformou polêmica de camisa 10 em sucesso de marketing

Livia Camillo - Folhapress
14 fev 2025 às 23:00

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
Publicidade
Publicidade

O Corinthians transformou a polêmica troca da camisa 10 entre Memphis Depay e Rodrigo Garro em um case de sucesso.

Polêmica X Marketing


A princípio, o meia argentino ficou incomodado por "perder" a numeração para Memphis. Garro vestiu a 10 durante toda a temporada passada e foi eleito craque do Brasileirão com ela. Porém, foi obrigado a cedê-la a Depay -que tem uma cláusula em contrato prevendo o número a partir deste ano.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Diante da polêmica, o departamento de marketing foi acionado para tentar amenizar a situação. O desafio do setor era recriar a narrativa para torná-la mais leve e dar fim ao mal-estar gerado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em casa

Londrina EC perde jogo e vaga para final do Paranaense nos pênaltis para o Operário

Imagem de destaque
Sem jogos

Santos aproveita Data Fifa para recuperar Neymar e conciliar treinos intensos e descanso

Imagem de destaque

Cornetado por Abel Ferreira no Palmeiras, Estêvão só teve impacto em 1 de 10 clássicos

Imagem de destaque
Primeiro tri

São Paulo encara jejum de 20 anos na Libertadores para retomar hegemonia


Em duas semanas, o marketing e a comunicação do Corinthians desenvolveram duas campanhas: "A Garro La Ocho" e "Peita 10". A ideia do departamento era dar protagonismo a cada um dos atletas.

Publicidade


"Para a gente foi um grande desafio. Acredito que a primeira coisa que convergiu para que tudo desse certo, por mais difícil que tenha sido, foi a abertura que o departamento de futebol nos deu. O Fabinho [Soldado] é um cara que tem aproximado muito a gente do futebol", disse Vinicius Manfredi, superintendente de marketing, ao UOL.


Ambos os jogadores participaram de todo o processo de criação, dando suas opiniões, aprovando a estética e colaborando nos roteiros. Em cada uma das ações, o clube procurou contar a história deles sob suas próprias perspectivas.

Publicidade


A agenda foi completamente diferente, até para não parecer que era a mesma coisa. Obviamente que algumas das execuções a gente repete, como o mosaico, que é legal repetir, mas a narrativa é totalmente diferente.


Primeiro, Garro recebeu a camisa 8 do Corinthians e, só depois, Memphis estreou a 10. A escolha das datas separadas, inclusive em rodadas diferentes do Paulistão, também foi uma estratégia para que um não "roubasse" a cena do outro.

Publicidade


A gente quis construir narrativas completamente diferentes, porque, primeiro que na "A Garro La Ocho", a ideia foi resgatar muito da história do clube, que também é uma coisa que se cobra muito, que o clube tem que valorizar o passado... Então, a gente teve a chance de retomar nomes importantes na história. A participação do Gustavo, filho do Sócrates, também foi super decisiva na narração dessa história.


"Já o Memphis, quando chega no Brasil, se conecta rapidamente com tudo isso. Era também natural e orgânico fazer uma coisa nesse sentido, de mostrar ele trafegando entre o clube, mas também no lugar mais da quebrada... E uma criança já projetando sonhos nele", disse Vinicius Manfredi.


Produções Hollywoodianas


A qualidade das peças publicitárias foi um dos pontos que chamou a atenção das redes sociais. O alto engajamento nas publicações e os elogios dos torcedores também ajudaram a colocar de vez uma pedra sobre a polêmica.

"Era uma situação muito desafiadora, mas a gente queria fazer um negócio realmente f**a... Acho que a gente conseguiu. Esse trabalho foi totalmente feito dentro de casa, com a nossa equipe de comunicação. Assim, a gente entendeu que foi uma produção hollywoodiana. Nunca vimos alguma coisa nessa qualidade", disse Vinicius Manfredi.

Leia também:

Imagem
Maior campeão latino-americano vai estar em encontro de patinadores em shopping de Londrina
Maxwell Santos, o maior campeão latino-americano de patinadores, estará no encontro que reunirá atletas profissionais e amadores, além de iniciantes na modalidade, no próximo domingo (16), a parti das 9h até 12h, no Londrina Norte Shopping.
Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade