Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Viralizou

Conheça Guilherme, o menino que emocionou a internet ao despertar do coma

Cristina Camargo - Folhapress
26 jun 2023 às 09:46
- Divulgação
Publicidade
Publicidade

Fanático pelo Vasco, o menino Guilherme Gandra Moura, 8, recebeu nos últimos dias as visitas de jogadores e de Rodrigo Dinamite, filho do ídolo Roberto Dinamite, no hospital em que se recupera após 16 dias de coma, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Guilherme tem uma doença rara, a epidermólise bolhosa distrófica, e ficou famoso por causa do reencontro emocionado com a mãe, Tayane Gandra, ao despertar da sedação. E o contato com os vascaínos foi uma das alegrias dele nos últimos dias.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em Bordeaux

Seleção feminina faz 1 a 0 na Nigéria na estreia da Olimpíada

Imagem de destaque

Palmeiras assina com promessa e fixa multa em R$ 600 mi

Imagem de destaque
Envolvimento com apostas

O que trava a negociação para a volta de Paquetá ao Flamengo

Imagem de destaque
Alívio

Como foi a maratona caótica de 1 mês do Corinthians até finalmente sair do Z4


Registrado pelo pai, o vídeo do reencontro entre Guilherme e Tayane viralizou nas redes sociais. Sedado e intubado devido a uma pneumonia, o menino despertou no dia em que a mãe havia ido para casa dormir, após várias noites de plantão ao lado do filho. Avisada, ela voltou correndo para o hospital e, entre lágrimas, os dois trocaram um longo abraço.

Publicidade


A epidermólise bolhosa é caracterizada pela alteração da proteína responsável pela ligação das camadas da pele, o que provoca bolhas e feridas que podem ser graves. Pacientes como Guilherme são mais sensíveis a lesões na superfície e também nas partes internas, como vias aéreas e mucosas.


Além disso, o processo de cicatrização constante utiliza grande quantidade de proteínas, o que dificulta o crescimento da criança. Guilherme já passou por 23 internações e oito cirurgias desde o nascimento. Ele já nasceu com lesões nas partes do corpo que encostaram no útero da mãe.

Publicidade


No início de junho, o menino foi internado com pneumonia grave e precisou ser intubado, o que assustou a família, principalmente devido à possibilidade de ferimentos internos.


"Fiquei com muito medo dele não voltar", disse a mãe em entrevista ao Fantástico, neste domingo (25). "Foi o momento em que fraquejei. Não que não acreditasse em Deus. Mas aquele momento poderia ser o que Deus iria levá-lo".

Publicidade


Após melhorar e ser desintubado, Guilherme acordou e fez uma série de perguntas para o pai. "A primeira coisa que eu perguntei foi: cadê meu celular?", contou ao Fantástico. Em seguida, quis saber onde estava a mãe.


"O único dia em que a mamãe vai dormir em casa você resolve acordar do seu soninho reparador", escreveu Tayane ao compartilhar o vídeo que emocionou milhares de pessoas.

Publicidade


Em outros vídeos divulgados pela família, o menino aparece recebendo visitas, chorando de emoção ao ver reportagens sobre ele na TV e ao reencontrar o irmão mais velho.


Do filho de Roberto Dinamite, Guilherme recebeu e abraçou uma das dez camisas que pertenciam ao ídolo do Vasco. Também foi convidado a entrar em campo com a equipe. "Esse é meu sonho", respondeu. "Quero entrar com o Pec."

Publicidade


Após assistir a declaração do torcedor mirim, o jogador Gabriel Pec visitou a criança e foi recebido com entusiasmo. Guilherme prometeu entrar de mãos dadas com ele em campo quando melhorar. O atleta Figueiredo também foi ao hospital. O menino posou para fotos ao lado deles vestindo a camisa autografada do time e chegou a bater bola no quarto do hospital.


Segundo Tayane, o filho é uma criança consciente sobre os cuidados que precisa ter e convive bem com os amigos da escola, que costumam protegê-lo.


Porém, ele vive uma luta diária por causa das bolhas que surgem na pele dele e precisam ser controladas para não virarem feridas.


"A força dele me dá forças", afirmou a mãe em um vídeo em que explica a condição de Guilherme. "Ele tem sempre esperança de dias melhores. Ele sempre crê que amanhã pode ser melhor".


Imagem
Menino ou menina: Chá de Revelação de Neymar e Bruna Biancardi tem festa luxuosa
Menino ou menina? Neymar e Bruna Biancardi não desistiram do Chá de Revelação do primeiro filho do casal.
Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade