O Atlético-MG foi o melhor clube do futebol das Américas, conforme aponta um relatório divulgado, nesta segunda-feira, pela Pluri Consultoria. Campeão da Libertadores, oitavo lugar no Brasileiro e terceiro colocado no Mundial do Marrocos, o Galo somou 248,5 pontos.
O Lanús, da Argentina, vencedor da Sul-Americana, aparece na sequência, com 162,6, seguido pelo Atlético Nacional, da Colômbia, dono do título nacional naquele país, com 157,5.
Entre os dez primeiros do ranking, o Brasil conseguiu colocar três clubes. Além do Atlético, aparecem o Cruzeiro, campeão nacional, na quarta colocação, com 150 pontos, e o Grêmio - que teve um 2013 sem canecos -, em oitavo, somando 102.
Leia mais:
Brasileiro tem Botafogo com uma mão e meia na taça e Palmeiras à espera de milagre
Encabeçada pelo Londrina EC, plataforma da Squadra chega a cinco clubes
Mercado vê alvos do Corinthians, porta aberta para Jesus e saídas no Santos
Juventude vence São Paulo dentro do Morumbis e escapa do rebaixamento
No ranking dos últimos seis anos (2008-2013), o Corinthians aparece no topo da tabela com 776,9, seguido pela LDU (ECU), Internacional e Fluminense. Santos (sexto) e São Paulo (sétimo) são os brasileiros que completam o top-10.
A Pluri fez o levantamento tomando como base a pontuação dos principais torneios internacionais e nacionais do continente, assim, por exemplo, o vencedor do Brasileirão soma mais pontos que o vencedor do Argentino, que está acima do Mexicano, Colombiano, Chileno, MLS (Estados Unidos), Uruguaio, Equatoriano, Peruano, Paraguaio, Boliviano, Venezuelano, Costarriquenho, Hondurenho e Panamenho.
Já a Libertadores está no topo, seguida pelo Mundial de Clubes, Sul-Americana, Liga dos Campeões da Concacaf, Recopa, Campeonato de Clubes do Caribe e Copa Suruga.