O sorteio da Copa do Brasil prometia. A definição dos confrontos contava com os principais rivais paulistas, cariocas, mineiros e gaúchos, abrindo chance para acontecer clássicos regionais já nas oitavas de final e também na decisão do título. As bolinhas, contudo, acabaram nesta terça-feira com as possibilidades de duelos de arquirrivais nestas duas fases.
Com os dois lados da chave mostrando um aparente equilíbrio de forças, os confrontos que mais se destacaram nas oitavas de final são Cruzeiro x Flamengo e Atlético-MG x Botafogo. Dois principais cabeças de chave, Fluminense e Corinthians vão enfrentar Goiás e Luverdense (MT), respectivamente. E o atual campeão Palmeiras terá pela frente o Atlético-PR.
Um dos maiores campeões do torneio, o Grêmio cruzará com o Santos nas oitavas de final. Seu arquirrival Inter, por sua vez, jogará contra o Salgueiro (PE) - assim, um eventual Gre-Nal só pode acontecer na semifinal. Do outro lado da chave, o Vasco enfrenta o Nacional (AM). E, se confirmar o favoritismo, poderá pegar o Fluminense nas quartas de final.
Leia mais:
São Paulo joga por R$ 7 milhões e pode ser pivô em título e Z4
Corinthians não sente falta de protagonistas e decola com a força do grupo
Gabigol custou milhões e decidiu, mas sai de graça do Flamengo
Reeleição de Leila indica poder consolidado e vida dura para oposição do Palmeiras
Outro possível clássico nas quartas de final poderá ser entre Cruzeiro e Atlético-MG. Mas, se forem eliminados por Flamengo e Botafogo, abrirão espaço para o duelo carioca. O Corinthians, por sua vez, poderá fazer confronto paulista com o Santos nas quartas de final. E, se avançar à semifinal, tem chance de encarar outro rival, o Palmeiras.
Os confrontos de ida e volta das oitavas de final estão previstos para acontecer nas duas últimas semanas de agosto. O sorteio dos mandos de campo será realizado ainda nesta terça-feira, a partir das 16 horas.
A atual edição da Copa do Brasil conta com a presença dos times que estiveram na Libertadores, incluindo o campeão Atlético-MG. A participação destas equipes aumenta o nível de dificuldade da competição e a expectativa da torcida por duelos mais equilibrados.
Com a presença destas equipes, o sorteio foi dividido em dois blocos. A CBF agrupou os clubes de acordo com a forma de classificação para a competição e conforme o ranking nacional. O primeiro bloco contou com os times que disputaram a Libertadores: Atlético-MG, Fluminense, Grêmio, Corinthians e Palmeiras, com o acréscimo de Vasco, Internacional e Flamengo.
Apesar de não ter disputado a competição sul-americana, o Vasco vai entrar direto nas oitavas de final porque herdou a vaga do São Paulo. A equipe paulista competiu na Libertadores, mas não pode disputar a Copa do Brasil porque tem que defender seu título na Copa Sul-Americana.
Inter e Flamengo, também do primeiro bloco, disputam a Copa do Brasil desde a primeira fase, mas entraram no grupo dos times mais fortes seguindo o critério do ranking nacional da CBF. Assim, o segundo bloco foi formado pelas demais equipes classificadas: Atlético-PR, Santos, Nacional, Luverdense, Cruzeiro, Goiás, Botafogo e Salgueiro - assim como Inter e Flamengo, eles vieram das fases anteriores da competição nacional.
Confira os confrontos das oitavas de final:
Corinthians x Luverdense
Grêmio x Santos
Internacional x Salgueiro
Palmeiras x Atlético-PR
Fluminense x Goiás
Vasco x Nacional
Atlético-MG x Botafogo
Flamengo x Cruzeiro