Pesquisar

Canais

Serviços

Time do povo

Corinthians celebra 110 anos; relembre 5 grandes vitórias do Timão

Tiago Bueno - Estagiário*
01 set 2020 às 10:20
- Reprodução / Instagram
Publicidade
Publicidade

O dia 1º de setembro é uma data especial para os corintianos. Há 110 anos, nascia o Sport Club Corinthians Paulista, fundado por operários do bairro do Bom Retiro, em São Paulo, já com a promessa de ser "o time do povo". O nome escolhido homenageia os ingleses do Corinthian-Casuals Football Club, que fazia uma excursão pelo Brasil em 1910.


A longa trajetória do Timão é repleta de conquistas, mas sempre com grandes doses de sofrimento, do jeito que o alvinegro gosta. Vamos relembrar alguns momentos que não saem da memória do bando de 30 milhões de loucos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1. O Paulistão do IV Centenário

Leia mais:

Imagem de destaque
Chiangrai United

Ex-Corinthians foi roupeiro e árbitro até virar técnico

Imagem de destaque
Série A

Piquerez cita top 3 laterais do Brasileiro e vê liga como mais equilibrada

Imagem de destaque
Enzo

Santos deve contar com jovem atacante boliviano em estreia da série B

Imagem de destaque
Lembra dele?

Jeito de Neymar, reverenciado por Maradona: morte de Dener completa 30 anos


Os campeonatos estaduais eram muito mais valorizados antigamente, mas o Paulistão de 1954 tinha um gosto especial por celebrar o aniversário de 400 anos da cidade de São Paulo. O Corinthians garantiu o troféu após empate em 1 a 1 com o Palmeiras, que jogou com camisas azuis por conta de uma superstição de seu presidente. O gol alvinegro foi marcado por Luizinho, o "pequeno polegar", um dos grandes ídolos do clube.

Publicidade



2. A quebra do tabu


Quando pisou no campo do Morumbi para enfrentar a Ponte Preta, em 9 de outubro de 1977, o Corinthians vinha de 22 anos, oito meses e sete dias sem levantar o troféu de campeão estadual. O longo jejum teve fim com o gol de Basílio, depois de um bate-rebate dentro da área, em uma das jogadas mais lembradas do futebol brasileiro.

Publicidade



3. O primeiro Brasileirão


O alvinegro voltou a erguer um troféu histórico no Morumbi ao derrotar o favorito São Paulo na final do Campeonato Brasileiro de 1990. O time comandado por Neto marcou o gol do título no segundo tempo, em jogada de Tupãzinho. Foi a primeira das sete conquistas corintianas no torneio nacional.

Publicidade



4. Campeão Mundial, sim!


Embora sua validade ainda seja tema de discussão entre torcedores, o Mundial de Clubes de 2000 foi o primeiro organizado oficialmente pela Fifa. Disputado no Brasil, o torneio teve sua partida decisiva no Maracanã, quando o Corinthians venceu o Vasco de Romário e Edmundo nos pênaltis. Entretanto, o jogo mais lembrado pelo bando de loucos é o empate em 2 a 2 com o Real Madrid, no Morumbi.

Publicidade



5. Olha o Romarinho!


O torcedor corintiano passou algumas décadas sendo alvo de chacota porque o clube nunca havia ganho a Copa Libertadores. A piada perdeu o sentido em 2012, quando o Timão conquistou a taça de maneira invicta. Entre os vários momentos marcantes da campanha, destaque para o gol de Romarinho que salvou o time da derrota para o Boca Juniors (ARG), em Buenos Aires.


*Sob supervisão de Fernanda Circhia.


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade