A estreia do Corinthians na Florida Cup, nesta quinta-feira, às 22h30 (horário de Brasília), contra o Colônia, da Alemanha, no completo da Disney, em Orlando, nos Estados Unidos, onde a equipe realiza parte da sua pré-temporada, marca uma nova fase do processo de internacionalização do clube. A diretoria já fechou um contrato com os organizadores do torneio que garante ao clube paulista prioridade de participação na competição até 2019.
Os jogos contra Colônia e Bayer Leverkusen são vistos pela diretoria como uma grande oportunidade de exposição mundial do clube. O torneio será transmitido em 125 países, de cinco continentes. "Entendemos que é importante tirar o Corinthians do Brasil porque lá já somos muito fortes, assim como na América do Sul. Agora estamos em busca de novos negócios", disse o gerente de futebol Edu Gaspar. "É um grande projeto para o Corinthians fora do Brasil e uma fantástica oportunidade. O futebol está crescendo muito nos Estados Unidos. Todo mundo no Corinthians está muito animado e impressionado com a estrutura que encontramos aqui. Esperamos continuar fazendo parte desse grande projeto."
De acordo com Edu Gaspar, com a pré-temporada nos Estados Unidos o Corinthians conseguiu aliar marketing com a parte técnica, na qual a prioridade é deixar o time pronto para a estreia na fase preliminar da Libertadores, dia 4 de fevereiro, contra o Once Caldas.
Leia mais:
Athletico tem fim triste e é rebaixado no ano do centenário
Botafogo amplia ano glorioso com título do Campeonato Brasileiro
Yuri Alberto, com 15 gols pelo Corinthians, é o artilheiro do Campeonato Brasileiro
Gabigol marca e emociona, mas Flamengo empata com Vitória na última rodada
"Ainda não encontramos nenhum ponto negativo, estamos atingindo todos os objetivos de maneira espetacular. Encontramos todas as facilidades que queríamos. Os atletas também estão elogiando muito a pré-temporada. Ficar 28 dias em um só lugar, no CT Joaquim Grava, em São Paulo, não seria interessante. A atmosfera da Flórida é maravilhosa e os jogos devem potencializar tudo isso", disse.
Diretor-executivo da Florida Cup, Ricardo Villar vê no Corinthians a oportunidade de popularizar o torneio não só nos Estados Unidos, mas em outros mercados. "É essencial a participação do Corinthians na Florida Cup. Com Fluminense, Bayer Leverkusen e Colônia formou-se um quadro perfeito. O Corinthians é uma nação e está atraindo a mídia para o torneio. Clubes desse tamanho são muito importantes", disse.
O Fluminense também pretende usar a Florida Cup para se fortalecer fora do Brasil. "Temos uma escolinha aqui na Flórida e um programa internacional no qual emprestamos jovens jogadores para clubes do mundo inteiro. Esperamos que o ingresso do Fluminense cresça no mercado norte-americano e que os Estados Unidos interaja com a América do Sul para criarmos a Liga dos Campeões das Américas."