O futebol paulista tem, em 2013, um dos piores anos da sua história recente. Não colocou nenhum time entre os semifinalistas da Copa do Brasil, não tem nenhuma equipe brigando diretamente pelo G4, ficou muito longe do título da Copa Libertadores. Mas a Sul-Americana pode ser a salvação. São Paulo e Ponte Preta são os únicos representantes do País nas quartas de final do torneio.
Na noite de quinta-feira, a fase de oitavas de final foi fechada com o Coritiba jogando Envigado (Colômbia). O time curitibano, que já havia perdido em casa por 1 a 0, mandou sua equipe reserva para enfrentar o Itagüi. Tropeçou de novo, desta vez por 2 a 1, de virada, e deu adeus à competição continental.
Ameaçado de rebaixamento no Brasileirão, o Coritiba deu pouca atenção ao jogo desta quinta. Mandou à Colômbia apenas 15 jogadores, todos reservas, e nem o técnico Péricles Chamusca viajou. A intenção era mesmo apenas cumprir tabela.
Leia mais:
Londrina EC anuncia zagueiro campeão do mundo como reforço para 2025
Números do Botafogo contra o Palmeiras contrariam Textor
São Paulo joga por R$ 7 milhões e pode ser pivô em título e Z4
Corinthians não sente falta de protagonistas e decola com a força do grupo
Saiu na frente com Chico, aos 47 minutos do primeiro tempo, num chute de longe, mas levou a virada na segunda etapa, com gols de Quiñónes, o último deles já nos acréscimos da partida, quando os brasileiros jogavam no tudo ou nada.
Como Bahia também havia sido eliminado na quinta, derrotado pelo Atlético Nacional nos pênaltis, o Brasil tem apenas dois representantes vivos na competição que vale vaga na Copa Libertadores do ano que vem.
O São Paulo, atual campeão, enfrenta o Atlético Nacional, fazendo o primeiro jogo em casa, nos dois próximos meios de semana, provavelmente nas quartas-feiras. Na mesma chave, o Libertad pega o Itagüi. Do outro lado, a Ponte Preta tem rivais argentinos. Encara o Vélez Sarsfield e, se passar, joga contra quem avançar de River Plate x Lanús.