Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Lavagem de dinheiro

CPI vai investigar denúncia de fraude no Corinthians

Redação Bonde
30 out 2007 às 21:57

Compartilhar notícia

Publicidade
Publicidade

No dia em que o Brasil foi escolhido como sede da Copa do Mundo de futebol em 2014, deputados e senadores decidiram investigar denúncias de fraudes em clubes brasileiros. Pedido de criação de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) foi protocolado nesta terça-feira (30) no Senado para, inicialmente, investigar denúncias contra a gestão do Corinthians, de São Paulo.

"Temos de investigar esse esquema de lavagem de dinheiro no futebol brasileiro. A parceria da MSI com o Corinthians confirmou isso. É uma movimentação de recursos que está clandestina e isso tem prejudicado muito o futebol brasileiro", disse o deputado Sílvio Torres (PSDB-SP), um dos encarregados de coletar assinaturas na Câmara.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em 2004, o Corinthians assinou contrato com a MSI Licenciamentos e Administração, empresa interessada em investir no clube. Denúncias e investigações mostraram que por trás da MSI estava o milionário russo Boris Berezovsky, procurado pela Interpol. Sobre ele pesam acusações como lavagem de dinheiro e até envolvimento com a chamada máfia russa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Planejamento

Artilheiro e manutenção de elenco estão entre os planos do Corinthians para 2025

Imagem de destaque
Mercado da bola

Mesmo com Facundo, Palmeiras ainda busca uma estrela para vestir a camisa 9

Imagem de destaque
Menino da Vila

Claudinho quer jogar no Santos em breve

Imagem de destaque
Em 2025

Estêvão diz que vai realizar sonho ao enfrentar Messi no Mundial de Clubes


Foram recolhidas 38 assinaturas de senadores e 209 de deputados. Sílvio Torres lembrou que essas assinaturas já haviam sido coletadas antes, mas para evitar que fossem retiradas e o argumento de que a CPI atrapalharia a escolha do Brasil como sede da Copa de 2014, deixou para apresentar o requerimento hoje. "O argumento que tem sido usado de que prejudicaria a candidatura do Brasil não se sustentou", disse.

Publicidade


Os integrantes da CPI devem investigar denúncias de evasão de divisas, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, crimes contra o sistema financeiro e contra a ordem tributária.


O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) avisou que a CPI vai investigar, também, contratos de venda de jogadores para o exterior. Para isso, alguns desses jogadores também poderão ser chamados para prestar depoimento.


"A CPI pretende investigar clubes, empresários de jogadores e jogadores. Centenas de jogadores foram negociados com o exterior nos últimos anos. Há que se conferir no Banco Central o registro dessas operações – se elas foram legais ou ilegais", disse o senador, que em 2003 presidiu a CPI do Futebol no Senado para investigar sonegação de impostos e contribuições previdenciárias, e irregularidades na venda de jogadores.

"A CPI constatou as mesmas irregularidades existentes hoje. O processo é lento e lamentavelmente a CPI não sepultou as ilicitudes praticadas na administração do futebol. Elas continuam vivas", disse Dias. (ABr)


Publicidade
Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade