O Corinthians afirma que acertou o retorno do lateral-direito Edenílson, que vai assinar um contrato de apenas quatro meses. A Udinese comprou o jogador em janeiro e vai emprestá-lo de graça, porque o clube italiano já estourou a cota de atletas extracomunitários.
"O Edenílson está em São Paulo e esperamos ele amanhã (nesta terça) no CT. Ele conhece o grupo, já está ambientado e o Mano aprovou o negócio", disse o diretor de futebol Ronaldo Ximenes. O Corinthians deve arcar apenas com uma parte dos salários do jogador. Edenílson ganhava R$ 80 mil por mês. Ao assinar o contrato com a Udinese, ele recebeu um aumento de mais de 100%.
Quando a Udinese contratou Edenílson, no final do mês passado, já se sabia que ele não poderia ser escalado neste primeiro semestre. Então, o clube tentou negociá-lo com outros times europeus, como o Bologna, da Itália, e o Granada, da Espanha.
Leia mais:
Futebol paranaense não terá nenhum representante na elite do Brasileiro depois de 34 anos
Oscar é opção para setor onde o goleador Luciano deixou dúvidas no São Paulo
Mancha se pronuncia sobre renúncia de presidente e diz como será dirigida
Flamengo elege novo presidente com estádio e finanças no centro do debate
Nenhuma dessas negociações vingou, então o empresário Jorge Machado iniciou conversas com outros clubes brasileiros, entre eles Grêmio e Flamengo. O problema é que essas duas equipes queriam contar com Edenílson até agosto por causa da Libertadores.
Segundo Machado, a Udinese não aceitou e disse que só emprestaria Edenílson por quatro meses. Na prática, até a parada da Copa do Mundo. Por isso ele procurou o Corinthians, que topou o negócio desde que não pagasse nada pelo empréstimo. "A outra alternativa era o Edenílson ficar treinando na Itália", afirmou Machado.
Edenílsou atuou na estreia do Corinthians no Campeonato Paulista, na vitória contra a Portuguesa, por 2 a 1. Logo depois sua venda foi confirmada por R$ 11 milhões - o clube paulista ficou apenas com 40% do valor.